Acessibilidade / Reportar erro

Resposta taxonômica e morfofuncional do fitoplâncton à variabilidade ambiental em rios de diferentes bacias hidrográficas no sul do Brasil

Resumo

Objetivo

A urbanização, a agricultura e o desmatamento são os principais fatores antropogênicos que modificam o solo, alterando a qualidade da água e influenciado os fatores limnológicos e a biota aquática em rios. Nós investigamos a resposta taxonômica e funcional baseada na morfologia (GFBM) da comunidade fitoplanctônica entre diferentes rios de abastecimento público em distintas bacias hidrográficas com características ultraoligotróficas, oligotróficos e mesotróficas.

Métodos

Amostramos a comunidade fitoplanctônica e as variáveis ambientais em nove rios ao longo de três bacias hidrográficas da região oeste do Paraná. Para avaliar a relação taxonômica e funcional da comunidade com as variáveis ambientais nós aplicamos análises de variância e análises de redundância.

Resultados

A maior contribuição taxonômica para a riqueza e biovolume foram de algas verdes e diatomáceas, enquanto as maiores contribuições funcionais foram dos GFBM IV (algas sem traços especializados), GFBM V (algas unicelulares flageladas), GFBM VI (algas com exoesqueleto silicoso) e GFBM (grandes algas coloniais). Apenas a abordagem taxonômica foi sensível a variabilidade ambiental dos rios, enquanto que para a abordagem funcional não foi identificada nenhuma relação com a variabilidade ambiental.

Conclusões

A abordagem taxonômica da comunidade fitoplanctônica foi mais sensível a variabilidade ambiental dos rios estudados do que a abordagem funcional baseada na morfologia. Portanto, nós reforçamos a importância dos indicadores biológicos para compreensão das dinâmicas em ecossistemas aquáticos, fornecendo informações cruciais para a gestão dos recursos hídricos utilizados para abastecimento público.

Palavras-chave
ambientes lóticos; bioindicadores; MBFG; qualidade da água


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com