Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da densidade de Polygonum ferrugineum Weed. (Polygonaceae) e da concentração de nutrientes no sedimento sobre estabelecimento de Alternanthera philoxeroides (Mart.) Griseb. (Amaranthaceae)

Resumo

Objetivo

Os efeitos da densidade de espécies vizinhas e da disponibilidade de nutrientes no sedimento são essenciais para compreender as regras de estruturação de comunidades de macrófitas emergentes. O objetivo deste trabalho foi investigar como a densidade de Polygonum ferrugineum e a disponibilidade de nutrientes no sedimento influenciam o estabelecimento de Alternanthera philoxeroides.

Métodos

Após a coleta, seccionamos os caules de cada espécie de modo que cada propágulo obtido fosse composto de dois nós. Esses propágulos foram plantados em bandejas com sedimento úmido para o enraizamento e desenvolvimento de novas folhas por 24 dias e, só então foram transferidos para os mesocosmos experimentais. Nosso delineamento experimental contou com um propágulo de A. philoxeroides submetido aos seguintes tratamentos: I – controle (plantado sozinho); II – associado com três propágulos de P. ferrugineum; III – associado a cinco propágulos de P. ferrugineum. Houve 36 mesocosmos dispostos dentro da casa de vegetação, com metades deles representando condições de baixa disponibilidade de nutrientes e metade representando condições de alta disponibilidade de nutrientes (com 12,5 g de NPK no sedimento). O experimento durou 60 dias, sendo medido as seguintes variáveis respostas: comprimento aéreo, comprimento da raiz e biomassa seca da parte aérea, raiz e total. As variáveis respostas relacionadas a biomassa foram obtidas após as plantas secarem em estufa a 60°C. Também calculamos o índice de interação relativa (RII) para cada tratamento, com o intuito de analisar as interações entre as espécies. Cada variável resposta foi analisada através de uma Anova two-way.

Resultados

Entre os principais resultados obtidos, pode-se destacar o menor acumulo de biomassa em A. philoxeroides em condições de baixa disponibilidade de nutrientes e de alta densidade de P. ferrugineum.

Conclusões

Esses resultados indicam os efeitos negativos da densidade de P. ferrugineum sobre o estabelecimento de A. philoxeroides, contribuindo para a compreensão da dinâmica e das regras de estruturação da comunidade de macrófitas emergentes.

Palavras-chave:
competição interespecífica; espécies vizinhas; macrófitas emergentes; experimento em casa de vegetação; índice de interação relativa

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com