Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DE FUSARIUM GRAMINEARUM NA GERMINAÇÃO DE GENÓTIPOS DE TRIGO (TRITICUM AESTIVUM L.)* * Parte da tese de doutorado do primeiro autor.

INFLUENCE OF FUSARIUM GRAMINEARUM ON THE GERMINATION OF WHEAT (TRITICUM AESTIVUM L.) GENOTYPES

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do fungo Fusarium graminearum na germinação de sementes de 30 genótipos de trigo. Inicialmente foi determinada a incidência do patógeno presente nas sementes empregando-se o método do papel de filtro modificado com congelamento e em seguida procedeu-se o teste de germinação. Foram feitas análises de correlação entre a germinação das sementes e a incidência de F. graminearume da porcentagem de sementes avaliadas visualmente com sintomas e percentagem de sementes mortas pelo fungo. Não foram encontradas correlações significativas entre a porcentagem de sementes avaliadas visualmente com sintomas e a incidência de F. graminearum, bem como entre a incidência de F. graminearum e a germinação das sementes. Por outro lado, houve correlações significativas: positiva entre a quantidade de sementes mortas pelo fungo (SMF) e a sua incidência nas sementes (r = 0,65) e negativa entre a germinação e a SMF (r = 0,56), mostrando que o fungo afetou a germinação das sementes.

PALAVRAS-CHAVE
Patologia de sementes; fungo; giberela; semente

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br