Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO DA VACINAÇÃO EXPERIMENTAL EM GALINHAS D'ANGOLA (NUMIDA MELEAGRIS GALEATA)CONTRA A DOENÇA DE NEWCASTLE E INVESTIGAÇÃO DO ESTADO DE PORTADOR DE VÍRUS.

RESUMO

O trabalho teve como objetivo estudar a importância da vacinação contra a doença de Newcastle em galinhas d’angola (Numida meleagris galeata),bem como investigar o estado de portador de vírus nesta espécie. Foram utilizadas 300 galinhas d'angola, distribuídas, aleatoriamente, em 5 grupos vacinados ou não. As 5 e 12 semanas todos os grupos foram desafiados com uma suspensão de vírus patogênico (NVD), EID50 = 10 8,15/0,1 mL. Para isolamento viral, realizado em ovos embrionados de galinhas livres de patógenos específicos (SPF), depois de 5, 10, 15, 20 e 30 dias (5 colheitas) para o grupo controle e 15 dias (colheita única) depois de cada desafio para os demais grupos, foram colhidos suabes de cloaca. As galinhas d'angola de todos os grupos não demonstraram sinais da doença de Newcastle. As galinhas d’angola então se mostraram refratárias à doença clínica com o NVD. Nas galinhas d'angola do grupo controle, o isolamento viral se obteve de 5 até 30 dias depois de cada desafio. Ficou demonstrado assim o estado de portador de NVD das galinhas d’angola. Nas galinhas d'angola dos grupos vacinados, o isolamento viral foi nulo, demonstrando-se assim a importância da vacinação na supressão do estado de portador de NVD em galinhas d'angola.

PALAVRAS-CHAVE
Galinhas d'angola; Numida meleagris galeata ; vacinação; doença de Newcastle; estado de portador de vírus

Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br