Acessibilidade / Reportar erro

A INEXISTÊNCIA DO OUTRO E OS SINTOMAS CONTEMPORÂNEOS DA CRIANÇA1 1 O presente artigo é resultado da pesquisa de Pós-Doutoramento realizada no Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019-2021), sob supervisão da professora Dra. Angélica Bastos.

The nonexistence of the Other and the contemporany symptoms of children

RESUMO:

O objetivo deste artigo é discutir as mudanças apresentadas na sintomatologia das crianças no mundo contemporâneo, sintomatologia esta marcada pelas manifestações no corpo e pela primazia do gozo. Partindo da tese da inexistência do Outro, busca-se extrair suas consequências teóricas e clínicas para as manifestações do sofrimento na criança. Discutem-se a presença do gozo do Um separado do Outro e seu modo de manifestação nos sintomas das crianças. Evidencia-se a importância, no tratamento da criança, da constituição de um Outro que permita extrair o falasser de seu gozo solitário.

Palavras-chave:
sintoma da criança; inexistência do Outro; gozo

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com