Acessibilidade / Reportar erro
Arquivos de Gastroenterologia, Volume: 60, Número: 2, Publicado: 2023
  • Sindrome de defecação obstruida. Podemos melhorar nossas condutas? Editorial

    OLIVEIRA, Lucia Camara Castro
  • Dieta rica em fibra promove efeitos metabólicos, hormonais e de saciedade em mulheres obesas com restrição calórica de curto prazo Original Article

    TRIFFONI-MELO, Andresa de Toledo; CASTRO, Margaret de; JORDÃO, Alceu Afonso; LEANDRO-MERHI, Vânia Aparecida; DICK-DE-PAULA, Ingrid; DIEZ-GARCIA, Rosa Wanda

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: Vários mecanismos, incluindo a fome excessiva, são responsáveis pelas dificuldades dos pacientes em manter a perda de peso e mudanças na dieta após a restrição calórica. Objetivo: Avaliar o efeito da dieta de curta duração rica em fibras e com restrição calórica nos hormônios reguladores do apetite e nas sensações de fome e saciedade em mulheres com obesidade. Métodos: Em um estudo randomizado controlado, 30 mulheres com índice de massa corporal (IMC) superior a 30 kg/m2 e com idade entre 20 e 50 anos foram hospitalizadas seguindo dieta com restrição calórica (1000 kcal/dia) por 3 dias. O grupo experimental (n=15) recebeu dieta rica em fibras e o grupo controle (n=15), dieta convencional. Foram avaliados peso corporal, IMC, gasto energético de repouso (GER), grelina acilada e total, leptina, insulina e glicose e sensações de fome e saciedade. Modelos de regressão linear com efeitos mistos (efeitos fixos e aleatórios) ajudaram a avaliar as variáveis entre os dois grupos e dentro dos grupos. Resultados: O peso corporal e o IMC diminuíram tanto no grupo experimental quanto no controle (P<0,001). Após a dieta rica em fibras, os níveis de grelina acilada pós-prandial (P=0,04), glicose (P<0,001), insulina (P=0,04) e leptina (P=0,03), bem como o índice HOMA-IR (P=0,01) diminuiu, enquanto a saciedade melhorou (P=0,02). Mulheres obesas que seguiram a dieta convencional apresentaram aumento do percentual de gordura corporal (P=0,04) e menor GER (P=0,02). As duas dietas não diferiram em termos de sensação de fome. Conclusão: Uma dieta rica em fibras de curto prazo melhora as sensações de saciedade e os parâmetros metabólicos, suprimindo a grelina acilada pós-prandial (60 minutos) e mantendo o gasto energético de repouso.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Body weight and BMI decrease in both the EG and CG groups during the period of caloric restriction. •For both the EG and CG groups, fat-free mass decreases during food restriction. •Subjects on a high-fiber diet have reduced fasting glucose and basal insulin as well as improved insulin resistance, as attested by the lower HOMA-IR index. •Obese women on a high-fiber diet have suppressed postprandial (after 60 min) acylated ghrelin, confirming that the diet composition influences ghrelin levels from the first day. •In the present study, it was possible to verify that fasting leptin concentration diminishes in obese women on a high-fiber diet.
  • Predição de carcinoma hepatocelular através do escore PAGE-B modificado (mPAGE-B) em pacientes com hepatite B crônica: deve ser utilizado na prática clínica? Original Article

    FRISON, Paula Roberta; FRAGA, Raquel Scherer de

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: A infecção persistente do vírus da hepatite B (HBV) pode levar ao carcinoma hepatocelular (CHC) de forma independente, ou seja, sem o desenvolvimento de cirrose anteriormente, o que torna de suma importância predizer o risco que os pacientes com hepatite B crônica têm para desenvolver CHC no futuro. Assim, o escore mPAGE-B surgiu com o intuito de prever riscos baixos de CHC, tornando-se um escore de extrema relevância, uma vez que diante de risco baixo, pode-se espaçar a vigilância do paciente. Objetivo: O principal objetivo deste trabalho é predizer o risco de CHC, conforme o escore mPAGE-B, para os pacientes com hepatite B crônica em uso de terapia antiviral. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, descritivo, quantitativo e retrospectivo. Foram analisados pacientes com hepatite B crônica do ambulatório de hepatologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul/HCPF, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, abrangendo um período de 12 anos. Resultados: Dos 67 pacientes submetidos à coleta de dados, a média de idade no diagnóstico foi 51,4 (±12,1) anos, com uma predominância do sexo masculino (76,1%-n.51). Todos os pacientes eram HBeAg negativos no diagnóstico e 11 (16,4%) tinham cirrose. Conforme a estratificação do mPAGE-B, 18 pacientes (25%) foram classificados como de baixo risco, 30 (41,7%) como risco intermediário, e 19 (26,4%) como alto risco de desenvolver CHC. A probabilidade de desenvolver CHC desses 67 pacientes em 3 anos é de 0,4% para risco leve, 2,8% para moderado e 9% para alto. Em 5 anos, a probabilidade é de 0,5% para risco leve, 4,4% para moderado e 14% para alto. Conclusão: Este estudo demonstra que o mPAGE-B pode ser um escore aplicado para diminuir o número de consultas de pacientes com hepatite B crônica em ambulatórios especializados e, baseado nessa população, talvez os pacientes com idade ≤40 anos possam ter uma consulta por ano ao invés de ser semestralmente.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Chronic hepatitis B is a well-defined risk factor for hepatocellular carcinoma, and it is important to implement early detection programs for hepatocellular carcinoma in affected patients. In this study, the data found suggest that the mPAGE-B score can be applied to reduce the number of medical consultations in young patients infected with the hepatitis B virus and aged <40 years.
  • Hábitos alimentares e estado nutricional de pacientes com doença celíaca do sul do Brasil Original Article

    SGANZERLA, Alice; NICOLETTO, Bruna Bellincanta

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: A doença celíaca é definida como uma doença crônica autoimune que afeta o intestino delgado em pessoas geneticamente predispostas, desencadeada pela exposição ao glúten. O único tratamento para doença celíaca até o momento é uma dieta isenta de glúten por toda a vida, levando em consideração que os hábitos alimentares de celíacos desempenham um papel importante em seu estado nutricional. Objetivo: Avaliar os hábitos alimentares e o estado nutricional de pacientes com doença celíaca do Rio Grande do Sul. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 142 pacientes com diagnóstico de doença celíaca residentes no Rio Grande do Sul (Brasil) e maiores de 18 anos. Para realização deste estudo, foi aplicado um questionário on-line com divulgação através de redes sociais e também pela Associação dos Celíacos do Brasil - Seção Rio Grande do Sul. Foram coletados dados sociodemográficos, histórico da doença celíaca, história clínica geral, peso e altura referidos e dados de consumo alimentar através de questionário de frequência alimentar do SISVAN e questões gerais. Resultados: A amostra foi constituída por 142 indivíduos com idade média de 39,75±11,5 anos, sendo 94,4% mulheres e 93% de etnia branca. Os participantes apresentaram cuidados em relação a dieta isenta de glúten, sendo que a maioria não ingere glúten (82,2%) e possuem cuidados em relação a contaminação cruzada por glúten em suas casas (85,9%) e em restaurantes (62,4%). A maioria da amostra também apresentou bons hábitos alimentares, com o consumo frequente de frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e pouco frequente de industrializados e gorduras. O peso corporal antes e após o diagnóstico de doença celíaca não apresentou mudanças significativas (62,3±13,8 versus 63,6±11,7 kg; P=0,147); entretanto, houve melhora na classificação do estado nutricional pelo índice de massa corporal (11,6% versus 2,3% de desnutridos; P=0,016). Conclusão: A maioria dos pacientes com doença celíaca deste estudo apresentam bons hábitos alimentares com uma dieta isenta de glúten balanceada e com melhora do estado nutricional após o diagnóstico de acordo com a classificação do índice de massa corporal.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Most patients with celiac disease from South Brazil do not consume gluten. •Patients with celiac disease are more careful about gluten cross-contamination in their homes than in restaurants. •Patients with celiac disease from South Brazil have adopted good eating habits with a balanced gluten-free diet. •Nutritional status improved after diagnosis of celiac disease according to body mass index.
  • Colite microscópica: considerações para gastroenterologistas, endoscopistas e patologistas Original Article

    KOTZE, Lorete Maria da Silva; KOTZE, Paulo Gustavo; KOTZE, Luiz Roberto; NISIHARA, Renato

    Resumo em Português:

    RESUMO A colite microscópica é uma doença intestinal inflamatória crônica caracterizada por diarreia não sanguinolenta que pode variar de leve a grave. Atribui-se que cerca de 10-20% das diarreias crônicas são devidas à colite microscópica. Os três fatores determinantes para o diagnóstico são sintomas clínicos característicos, quadro endoscópico normal do cólon e quadro histológico patognomônico. Este manuscrito tem como objetivo atualizar e trazer recomendações para os profissionais envolvidos (gastroenterologista, endoscopista e patologista) no diagnóstico de colite microscópica. Adicionalmente, uma breve recomendação sobre o tratamento.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Diagnosis of microscopic colitis necessitates effective communication among gastroenterologists, endoscopists, and pathologists. •The gastroenterologist should refer every patient with chronic watery diarrhea to perform a colonoscopy in spite of the benign course of the disease and the absence of alarm symptoms. •The endoscopist should take 2 or 3 biopsy samples of the colonic mucosa from the right and left colon, put in separate recipients, despite that the mucosa looked macroscopically normal. •The pathologist should be encouraged to use objective histological criteria to make the diagnosis.
  • Relação entre estado nutricional, disfagia, e nível funcional de alimentação em pacientes adultos com paralisia cerebral em instituição de longa permanência Original Article

    OLIVEIRA, Luciana de; MARQUITTI, Fabíola Darcie; RAMOS, Sâmara Cunha Haddad; ALMEIDA, Eliane Aparecida de; NASCIMENTO, Weslania Viviane; DANTAS, Roberto Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: Dieta com consistência modificada para pacientes com disfagia internados em instituições por longa permanência pode causar desnutrição. Objetivo : Avaliar o estado nutricional de pacientes adultos com paralisia cerebral (PC) e disfagia internados em instituição de saúde por mais de dez anos. Métodos : É um estudo prospectivo realizado em 56 pacientes com PC com idades entre 25 e 71 anos, média: 44±12 anos. O estado nutricional, a disfagia e a capacidade de ingestão alimentar foram avaliados em dois momentos, separados por 12 meses, respectivamente pelo índice de massa corporal (IMC), protocolo de avaliação do risco de disfagia (PARD) e pela escala funcional de ingestão por via oral (FOIS), em 56 pacientes com PC internados em instituição hospitalar por mais de 10 anos, sem outro diagnóstico neurológico. Resultados : Não houve diferenças, entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016, nas avaliações do peso, do estado nutricional, na classificação da consistência da dieta ingerida, na escala PARD para disfagia e na escala FOIS de avaliação de ingestão por via oral. Houve influência dos limites da consistência da dieta prescrita (IDDSI-FDS), da avaliação da disfagia e do nível funcional da alimentação no estado nutricional. Disfagia mais intensa e maior restrição alimentar foram associadas com pior estado nutricional. Conclusão : Em pacientes adultos com PC, avaliados com intervalo de 12 meses, não houve piora do estado nutricional. A intensidade da disfagia e as restrições alimentares são fatores que interferem no estado nutricional dos pacientes, disfagia e restrições alimentares mais intensas associadas com pior estado nutricional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Background: Diets with modified consistencies for patients with dysphagia in long term care health institutions may be associated with malnutrition. Objective : To assess the nutritional status of adult patients with cerebral palsy and dysphagia hospitalized in a health institution for more than 10 years. Methods : This prospective investigation was performed in 56 patients with cerebral palsy (ages 25 to 71 years, mean: 44±12 years) and no other neurological diagnosis in hospital stay for more than 10 years had their nutritional status, dysphagia, and food ingestion capacity assessed in two moments with a 12-month interval in between them, respectively using the body mass index, the dysphagia risk assessment protocol (PARD), and the functional oral ingestion scale (FOIS). Results : There were no differences between December 2015 and December 2016 in the patients’ weight, nutritional status, diet consistency classification, PARD, and FOIS. The limits of prescribed diet consistency (IDDSI-FDS) and the assessments of dysphagia and functional eating level influenced the nutritional status. More intense dysphagia and greater eating restrictions were associated with a worse nutritional status. Conclusion : The nutritional status of adult patients with cerebral palsy hospitalized in a health long term institution who had modified diets according to their swallowing and mastication capacity did not worsen between assessments with a 12-month interval in between them. The severity of dysphagia and diet restrictions interfere with the patients’ nutritional status: dysphagia and more intense eating restrictions are associated with a worse nutritional status.

    Resumo em de:

    HIGLIGHTS •Diets with modified consistencies may cause malnutrition. •Patients with dysphagia in long term health institutions should ingest the prescribed amount of food to avoid malnutrition. •In patients with cerebral palsy with more intense dysphagia and greater eat restrictions are associated with the worse nutritional status. •The nutritional status of patients with cerebral palsy and dysphagia do not always worsen between assessments with 12-month interval.
  • Eficácia da reabilitação perineal combinada com biofeedback e diatermia por radiofrequência (RDF) em síndromes de dor funcional anorretal associadas à contração paradoxal dos músculos elevadores do ânus. Um estudo prospectivo Original Article

    BRUSCIANO, Luigi; BRILLANTINO, Antonio; FLAGIELLO, Luigi; PENNACCHIO, Marianna; GAMBARDELLA, Claudio; LUCIDO, Francesco Saverio; PIZZA, Alessandra; TOLONE, Salvatore; DEL GENIO, Gianmattia; DOCIMO, Ludovico

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: A síndrome de dor funcional anorretal, também conhecida como proctalgia crônica, representa uma entidade clínica negligenciada e frequentemente confundida com outras síndromes, como vulvodinia ou proctalgia aguda. Trata-se de uma doença frequentemente incapacitante, com um consequente impacto negativo significativo na qualidade de vida do paciente. A proctalgia crônica, em muitos pacientes, é secundária à contração paradoxal do assoalho pélvico e está associada a uma dissinergia entre o tórax-abdômen e o assoalho pélvico. Para melhorar os sintomas em síndromes de dor anorretal funcional, são utilizadas diversas técnicas de reabilitação com o objetivo de promover o relaxamento do assoalho pélvico. No entanto, para melhorar a dinâmica de evacuação em pacientes com síndrome do elevador do ânus, apenas o biofeedback demonstrou eficácia em um estudo randomizado. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar se um protocolo de reabilitação com biofeedback manométrico e diatermia por radiofrequência (mt100 Fremslife emotion Tecar) reduz a dor e a contração paradoxal do elevador do ânus e melhora a qualidade de vida em pacientes com síndromes de dor anorretal funcional. Métodos: Realizado estudo prospectivo com 30 pacientes (20 mulheres e 10 homens) com síndrome de dor anorretal funcional e contração paradoxal do assoalho pélvico inscritos na UOC de Cirurgia Geral, Minimamente Invasiva, Oncológica e de Obesidade da AOU “Luigi Vanvitelli” de Nápoles, Itália, de setembro de 2021 a maio de 2022. Todos os pacientes foram avaliados com uma consulta especializada em coloproctologia, seguida de manometria anorretal e avaliação dos parâmetros fisiátricos clínicos alterados (Escore de Brusciano). O protocolo consistiu em 10 sessões de reabilitação do assoalho pélvico, uma vez por semana, com duração aproximada de 45 minutos. Durante as sessões, os pacientes foram submetidos a tratamento de diatermia / radiofrequência (10 minutos) com um eletrodo resistivo estático no diafragma, durante o qual foram solicitados a respirar através do diafragma e a tomar consciência dos músculos perineais, sob a supervisão de um fisioterapeuta; seguido pela aplicação de diatermia com eletrodo capacitivo estático (5 minutos) e resistivo (10 minutos) no nível lombar. Isso foi seguido pelo uso de biofeedback manométrico (15 minutos de exercícios tônicos /fásicos) com o objetivo de instruir o paciente sobre o mecanismo reflexo para obter um relaxamento voluntário do esfíncter anal externo. As variáveis avaliadas foram Dor (EVA 0-10) e o questionário sobre o impacto das patologias colorretais e anais na qualidade de vida (CRAIQ-7) no início, após 3 meses e no final do tratamento. Resultados: Após 10 semanas, o tratamento de reabilitação combinado com diatermia e biofeedback manométrico mostrou-se eficaz a curto prazo, com uma redução nos escores da escala VAS e do questionário CRAIQ-7, e um aumento na porcentagem de relaxamento dos músculos anais na manometria anorretal. Conclusão: O uso de diatermia por radiofrequência com um sistema de eletrodos estáticos associado ao biofeedback representa uma opção de reabilitação válida para pacientes que sofrem com a síndrome de dor anorretal funcional, pois reduz a dor e a contração paradoxal do elevador do ânus, melhorando a qualidade de vida do paciente.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Anorectal functional pain syndrome is a very often disabling disease with a consequent significant negative impact on the patient’s quality of life. Chronic proctalgia, in many patients, is secondary to the paradoxical contraction of the pelvic floor and associated with a dissynergy between the thorax-abdomen and the pelvic floor. •The use of radiofrequency diathermy with a system of static electrodes associated with biofeedback represents a valid rehabilitation option for those patients suffering from anorectal functional pain syndrome because it reduces pain and paradoxical contraction of the levator ani and improves quality of life of the patient.
  • Curva de aprendizagem de dissecção endoscópica de submucosa por endoscopistas ocidentais treinados no Japão: Experiência na América Latina Original Article

    ALIAGA RAMOS, Josué; YOSHIDA, Naohisa; ABDUL RANI, Rafiz; ARANTES, Vitor N

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: A dissecção endoscópica da submucosa do esôfago (DSEE) é um procedimento complexo, cujo treinamento está disponível principalmente no Japão. Há uma escassez de dados sobre a curva de aprendizado para se capacitar na realização da DSEE por endoscopistas ocidentais. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da curva de aprendizado no resultado clínico dos pacientes submetidos a DSEE. Métodos: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo. Foram incluídos pacientes submetidos a DSEE no período de 2009 a 2021. A análise foi dividida em dois períodos; T1: caso 1 a 49 e T2: caso 50 a 98. Os seguintes parâmetros foram analisados para cada grupo: características clínicas dos pacientes e dos tumores de esôfago, taxas de ressecção em bloco, completa e curativa, duração do procedimento e taxa de eventos adversos. Resultados: Noventa e oito procedimentos de DSEE foram realizados. O tempo médio do procedimento foi de 111,8 min e 103,6 min nos períodos T1 e T2, respectivamente (P=0,004). A taxa de ressecção em bloco foi de 93,8% e 97,9% nos períodos T1 e T2, respectivamente (P=0,307). A taxa de ressecção completa foi de 79,5% e 85,7% nos períodos T1 e T2, respectivamente (P=0,424). A taxa de ressecção curativa foi de 65,3% e 71,4% para T1 e T2, respectivamente (P=0,258). Quatro pacientes tiveram complicações; três durante o período T1 e um durante o período T2. Taxa de mortalidade geral: 0%. Conclusão: A DSEE pode ser realizada de forma eficaz e segura por um endoscopista ocidental adequadamente treinado.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •This study aimed to assess the learning curve effect on patient’s clinical outcome for EESD. Retrospective observational study, enrolling patients that underwent EESD from 2009 to 2021, divided in 2 groups. Mean procedure time was 111.8 min and 103.6 min for T1 and T2, respectively (P=0.004). The learning curve in esophageal ESD could be overcomed effectively and safely by an adequately trained Western endoscopist.
  • A associação entre câncer colorretal e índice de qualidade nutricional (INQ); um estudo de caso-controle Original Article

    GHOLAMALIZADEH, Maryam; SHEKARI, Soheila; HASSANPOUR ARDEKANIZADEH, Naeemeh; VAHID, Farhad; ASLANI, Zahra; AKBARI, Mohammad Esmail; ALEMRAJABI, Mahdi; LAVASANI, Ali; HAJIPOUR, Azadeh; HOSSEINZADEH, Payam; ASBAGHI, Omid; DOAEI, Saeid

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: A qualidade nutricional da dieta pode influenciar o risco de câncer colorretal (CCR). Este estudo comparou o Índice de Valor Nutricional (INQ) de vários componentes dietéticos entre pacientes com CCR e controles saudáveis. Métodos: Um total de 480 participantes foram inscritos no estudo (160 pacientes com CCR como um grupo de casos e 320 controles saudáveis). Uma análise foi conduzida sobre as características gerais dos participantes, seus históricos médicos, indicadores antropométricos, atividade física, consumo de álcool, histórico reprodutivo, tabagismo e ingestão de alimentos. Um questionário de frequência alimentar válido foi usado para avaliar a ingestão de nutrientes e o INQ foi calculado a partir da ingestão diária de nutrientes. Resultados: Associação significativa entre CCR e INQ para as vitaminas A (OR=0,00, IC: 0,00-0,01), K (OR=0,04, IC: 0,01-0,15), B12 (OR=0,71, IC: 0,51-0,98) houve uma associação negativa), B5 (OR=0,43, IC: 0,00-0,01), zinco (OR=0,35, IC: 0,13-0,95), fósforo (OR=0,17, IC: 0,19-0,94). A associação entre o INQ da vitamina B12, zinco e CCR desapareceu após o ajuste pela idade. Houve uma associação negativa significativa entre CCR e INQ de cálcio, e outros resultados não mudaram após ajustes adicionais para idade, gênero, Índice de Massa Corporal, estado de menopausa e ingestão total de energia. Conclusão: CCR está significativamente associado ao INQ para alguns micronutrientes. O INQ pode ser usado como um indicador para avaliar problemas nutricionais clínicos.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Is the Index of Nutritional Quality (INQ) associated with colon cancer? •This study compared the INQ of various dietary components between colorectal cancer patients and healthy controls. A total of 480 participants were enrolled in the study (160 patients with colorectal cancer as a case group and 320 healthy control). The results showed that CRC is significantly associated with INQ for some micronutrients. INQ can be considered as an indicator to assess clinical nutritional problems.
  • Prevalência de pólipos serrilhados e sua associação com adenomas avançados colorretais síncronos Original Article

    MEINE, Gilmara Coelho; SANDER, Guilherme Becker

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: Lesões serrilhadas são precursoras de até um terço dos casos de câncer colorretal (CCR) e compartilham características moleculares e epidemiológicas com o CCR de intervalo. Estudos prévios relataram ampla variação na prevalência de pólipos serrilhados e na magnitude da sua relação com adenomas avançados sincrônicos. Objetivo: Descrever a prevalência de pólipos serrilhados colorretais e avaliar sua associação com adenomas avançados sincrônicos. Métodos: O estudo é uma análise retrospectiva de 1208 colonoscopias realizadas em pacientes com idades entre 45 e 75 anos, predominantemente para rastreamento de CCR. Dados sobre a prevalência de subtipos de pólipos serrilhados e de adenomas avançados foram coletados, e análises multivariadas foram realizadas para identificar a associação entre pólipos serrilhados e adenomas avançados sincrônicos. Resultados: A prevalência de pólipos serrilhados clinicamente significativos (PSCS), pólipos serrilhados grandes (PSG) e adenomas sésseis serrilhados (ASS) foi de 11,3%, 6% e 3,7%, respectivamente. PSCS foram associados a adenomas avançados sincrônicos (OR 2,121, IC95% 1,321-3,406), independentemente da localização proximal (OR 2,966, IC95% 1,701-5,170) ou distal (OR 1,945, IC95% 1,081-3,499), enquanto PSG (OR 2,872, IC 95%1,425-5,787) e ASS (OR 5,032, IC95% 2,395-10,576) foram associados a adenomas avançados proximais. Conclusão: A prevalência de PSCS e de adenomas avançados foi semelhante. PSCS é um fator de risco para adenomas avançados, e a força dessa associação é maior para adenomas avançados proximais. PSG e ASS estão associados a adenomas avançados proximais.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •This study revealed a similar prevalence of clinically significant serrated polyps and advanced adenomas among patients who underwent colonoscopy. •Multivariate analysis demonstrated an association between clinically significant serrated polyps and synchronous advanced adenomas, though the strength of this association was stronger for proximal advanced adenomas. •Large serrated polyps and sessile serrated adenomas were associated with proximal advanced adenomas.
  • Construção e validação de um Bundle para avaliação da função tireoidiana em pacientes com cirrose hepatica Original Article

    MONTENEGRO, Amanda Ximenes Couto Bem; MARTINS-COSTA, Maria Cecilia; BRASIL, Ivelise Regina Canito; DALLAGO, Cristina Micheletto

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: A disfunção tireoidiana tem sido relatada em associação com várias doenças crônicas, incluindo a doença hepática avançada. O seu reconhecimento e manejo são, muitas vezes, negligenciados na prática clínica. O bundle consiste em um pacote de cuidados, com a finalidade de promover a assistência de forma sistematizada, a partir da melhor prática baseada em evidências. Objetivo: Construir e validar um bundle para avaliação da função tireoidiana em pacientes com cirrose hepática. Métodos: O processo de construção e validação do bundle foi realizado a partir das seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico; b) elaboração do bundle; e c) validação do conteúdo. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir de revisão integrativa sobre as evidências relacionadas à função tireoidiana em pacientes com cirrose hepática. Os achados encontrados na revisão integrativa foram considerados como subsídios para construção do bundle. A ferramenta construída se baseou em evidências científicas, de forma a garantir informação pautada em literatura atual e com linguagem acessível. Resultados: O bundle foi estruturado com base nas seguintes finalidades: fornecer orientações sobre o manejo de pacientes com disfunção hepática, categorizado por: cirrose por causas gerais, cirrose por vírus da hepatite C, doença hepática gordurosa não alcoólica, colangite biliar primária e carcinoma hepatocelular. As orientações do bundle incluíram: exames a serem solicitados no rastreio dos distúrbios tireoidianos; orientações sobre indicação de tratamento destas disfunções e possíveis complicações associadas. A análise da avaliação do bundle pelos especialistas foi realizada a partir do cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC). Foi feito o cálculo do teste binomial para avaliar a concordância e consistência dos especialistas em relação aos itens do bundle, aceitando-se como bom nível o valor >0,61. Os itens do bundle foram considerados validados (IVC >0,80). O instrumento apresentou IVC geral de 0,95 (IC95%: 0,91-0,98). Conclusão: O bundle foi considerado válido para facilitar a tomada de decisão para o médico conduzir, de maneira prática e efetiva, o manejo da função tireoidiana em pacientes com cirrose hepática. Defende-se que a ferramenta não deve ser utilizada em substituição à avaliação individualizada e autonomia do médico assistente. Recomenda-se que a forma estruturada seja incorporada ao atendimento médico tendo em vista a fácil aplicabilidade, o baixo custo e o potencial para contribuir com o manejo desses pacientes.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS Thyroid dysfunction has been reported in association with several chronic diseases, including advanced liver disease. •The bundle discussed here is aimed at proposing systematic assistance according to the best evidence-based practices available. •The process of constructing and validating the bundle was carried out in the following stages: a) bibliographic survey; b) bundle elaboration; and c) content validation. •The bundle was considered valid to facilitate medical decision making, aiding physicians to manage, in a practical and effective manner, the thyroid function of patients with liver cirrhosis.
  • Perda de peso e qualidade de vida após o Bypass Gástrico de Anastomose Única: resultados de um seguimento de 2 anos Original Article

    BRAGA, João Gabriel Romero; RAMOS, Almino Cardoso; CALLEJAS-NETO, Francisco; CHAIM, Elinton Adami; CAZZO, Everton

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: Existem poucos estudos que analisaram a qualidade de vida (QV) após o bypass gástrico de anastomose única (BGAU). Objetivo: Analisar os principais resultados de perda de peso e QV em indivíduos submetidos ao BGAU ao longo de 2 anos de seguimento. Métodos: Este é um estudo retrospectivo baseado em um banco de dados coletado prospectivamente que incluiu indivíduos submetidos ao BGAU em um hospital universitário de nível terciário. Após 2 anos, foi analisado o percentual de perda do excesso de peso (%PEP) e o sucesso terapêutico pós-cirúrgico foi classificado através critérios de Reinhold. A qualidade de vida foi avaliada por meio do Bariatric Analysis and Reporting Outcomes System (BAROS). Resultados: Dos 41 participantes, 90,2% eram do sexo feminino e a idade média foi de 38±8,3 anos. O índice de massa corporal médio diminuiu significativamente de 37,1±5,6 kg/m2 para 27±4,5 kg/m2 após 2 anos (P<0,001). O %PEP médio foi de 84,6±32,5%. Quanto à avaliação dos resultados de perda de peso, 61% foram considerados “excelentes”, enquanto 26,8% foram “bons” segundo os critérios de Reinhold. Com relação à QV avaliada pelo BAROS, a maioria dos indivíduos obteve escores classificados como “excelente” (26,8%), “muito bom” (36,6%) ou “bom” (31,7%). Os maiores graus de satisfação alcançados foram nos domínios “autoestima” e “capacidade para o trabalho”, nos quais 75,6% e 61%, respectivamente, foram classificados como “muito melhor”. Conclusão: O BGAU associou-se à significativa perda de peso e resolução de comorbidades, bem como melhora relevante da qualidade de vida avaliada pelo sistema BAROS.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •One anastomosis gastric bypass (OAGB) led to significant weight loss after 2 years. •OAGB associated was well-succeeded in regards to weight loss in most individuals. •OAGB led to significant improvement of quality of life (QoL) assessed by the BAROS system. •“Self-steem” and “work capacity” were the most positively affected QoL domains after OAGB.
  • Fatores preditivos de morbidade associada à sangramento de varizes esofágicas em crianças com hipertensão porta Original Article

    GAMA, Maria Carolina Feres de Lima Rocha; FAGUNDES, Eleonora Druve Tavares; QUEIROZ, Thaís Costa Nascentes; RODRIGUES, Adriana Teixeira; VIEIRA, Luiza Caroline; FERREIRA, Alexandre Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: A maioria dos dados sobre a história natural da hipertensão porta provém de estudos em adultos. A morbidade associada à hemorragia digestiva alta (HDA) em crianças com hipertensão porta ainda não foi sistematicamente estudada. Objetivo: Descrever a morbimortalidade da HDA em pacientes pediátricos com hipertensão porta e identificar fatores preditivos para a ocorrência de suas principais complicações. Métodos: Este estudo retrospectivo incluiu pacientes pediátricos com hipertensão porta cirrótica ou com obstrução extra-hepática da veia porta (OEHVP). A mortalidade e as complicações da HDA foram estudadas até seis semanas após o sangramento. Para determinar os fatores preditivos de morbidade, foi realizada análise multivariada por meio de regressão logística; todos os resultados foram considerados significativos com P<0,05. Resultados: Oitenta e seis pacientes (51,2% com OEHVP e 48,8% com cirrose) tiveram 174 eventos hemorrágicos. A ascite foi a complicação mais comum (43,1% de todos os casos), sendo mais prevalente em pacientes com cirrose (P<0,001). A cirrose foi preditor da ocorrência de pelo menos uma complicação (OR 20,3). A necessidade de transfusão sanguínea foi preditora de pelo menos uma complicação (OR 5,8), ascite (OR 7,2) e infecções (OR 3,8) no grupo geral e pelo menos uma complicação (OR 11,3) e ascite (OR 5,8) nos cirróticos. A necessidade de expansão foi preditor de qualquer morbidade (OR 4,6) e infecções (OR 3,9) no grupo geral, além de ser preditor de infecção em cirróticos (OR 5,4). Não houve óbitos por HDA nas 6 semanas pós-sangramento. Conclusão: O estudo mostrou a relevância da morbidade após HDA em pacientes pediátricos com hipertensão porta, principalmente naqueles com cirrose. Os pacientes com instabilidade hemodinâmica que necessitam de transfusão de sangue ou expansão na admissão têm risco aumentado de complicações relacionadas à hemorragia digestiva alta e devem ser monitorados de perto.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Most data on the natural history of portal hypertension come from studies in adults. •The morbidity rate of upper gastrointestinal bleeding in children with portal hypertension tend to be underestimated. •This study showed the relevance of morbidity rates after variceal hemorrhage in pediatric patients, especially those with cirrhosis. •Patients with hemodynamic instability requiring blood transfusion or expansion on admission are at increased risk of complications secondary to upper gastrointestinal bleeding and should be closely monitored.
  • Função intestinal impacta na qualidade de vida e na função sexual de mulheres com endometriose profunda de acordo com o tipo de tratamento? Original Article

    VILLA, Nara Abe Cairo; BENETTI-PINTO, Cristina Laguna; YELA, Daniela Angerame

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: Mulheres com endometriose intestinal podem apresentar maior incidência de constipação o que influencia na qualidade de vida. Objetivo: Correlacionar a função intestinal com a função sexual e qualidade de vida de mulheres com endometriose profunda de acordo com o tipo de tratamento. Métodos: Estudo transversal realizado com 141 mulheres com endometriose intestinal no período de maio de 2020 a abril de 2021. As mulheres foram divididas em dois grupos de acordo com o tipo de tratamento: 51 mulheres com tratamento cirúrgico e 90 mulheres com tratamento médico. O Questionário de Qualidade de Vida em Endometriose foi utilizado para avaliar a qualidade de vida e o Índice de Função Sexual Feminina foi utilizado para avaliar a função sexual. Para avaliar a função intestinal foram utilizados os seguintes questionários: Índice de Qualidade de Vida Gastrointestinal e Inventário de Estresse do Assoalho Pélvico. Resultados: A média de idade das mulheres do grupo cirúrgico (37,98±5,91 anos) foi maior que a do grupo médico (35,68±5,45 anos) (P=0,006). Não houve diferença estatisticamente significativa entre sintomas de dor (P=0,905), ingestão de água (P=0,573) ou fibra (P=0,173) e atividade física (P=0,792) em ambos os grupos. Não houve diferença entre qualidade de vida e função sexual em ambos os grupos. Houve uma correlação direta da função intestinal com qualidade de vida e função sexual em ambos os grupos. Conclusão: A função intestinal está diretamente correlacionada com a função sexual e qualidade de vida, independentemente do tipo de tratamento.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Women with intestinal endometriosis may have impaired quality of life and altered bowel habits. Intestinal endometriosis can be treated medically or surgically. The bowel function of these women is directly correlated with sexual function and quality of life, regardless of the type of treatment.
  • Dieta normocalórica e pobre em fibras, para preparo de colonoscopia, é melhor aceita e não inferior que uma dieta líquida hipocalórica: ensaio randomizado controlado Original Article

    LESCANO, Manuel Antonio Lescano; SANTANA, Lafontaine Cunha; GONÇALVES, Alcimar Ferreira de Aquino; MACHADO, Rodrigo Strehl; ROHR, Maria Rachel; MISZPUTEN, Sender Jankiel

    Resumo em Português:

    RESUMO Contexto: Diversas publicações têm evidenciado uma maior aceitação de dietas menos restritivas para preparo de colonoscopia, sem prejuízo na sua qualidade, quando comparadas com a dieta de líquidos claros. Objetivo: Avaliar a qualidade, tolerância e preferência do preparo para colonoscopia de uma dieta líquida hipocalórica, quando comparada com uma dieta normocalórica, ambas pobres em fibras. Métodos: Trata-se de um estudo randomizado, controlado, observador “cego”, para comparar duas dietas de preparo para colonoscopia (dieta líquida hipocalórica e dieta normocalórica, ambas pobres em fibras). Foi utilizada a escala de Boston para avaliar a qualidade do preparo, sendo considerado adequado BBPS ≥6 na avaliação global e ≥2 em cada segmento. Foram prescritos o mesmo laxativo e o regime “dose fracionada” para ambos os grupos. Resultados: Foram incluídos 136 indivíduos em cada grupo. O preparo adequado foi alcançado em 90,4% dos indivíduos alocados no grupo da dieta líquida e 92,6% da normocalorica. Não houve diferença significativa na qualidade do preparo e na tolerância entre ambas as dietas. Observou-se maior aceitação de repetir o procedimento se necessário, no grupo da dieta normocalórica quando comparado ao da dieta líquida (P=0,005). Conclusão: A dieta normocalórica não é inferior que à líquida na qualidade do preparo para colonoscopia, ambas apresentam tolerância similar, porém com maior aceitação da dieta normocalórica quando comparada à líquida.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •This is the first study in Brazil about diets to prepare for colonoscopy. •The normocaloric diet was not inferior to the liquid diet regarding the quality of the colonoscopy preparation. •Both diets were well tolerated, but the normocaloric diet was more accepted than the liquid diet.
  • Helicobacter pylori e as doenças hepatobiliares: atualização 2023 Review

    KUGLER, Tatyana; TARADIN, Gennady

    Resumo em Português:

    RESUMO Helicobacter pylori (H. pylori) é uma das principais causas infecciosas de doenças gastroduodenais, no entanto, seu papel no desenvolvimento de diferentes doenças extragástricas tem sido comprovado. Sugere-se o possível envolvimento do H. pylori na patogênese de doenças cardiovasculares, metabólicas, neurodegenerativas, cutâneas e hepatobiliares. A bactéria tem sido encontrada em amostras de tecido do fígado, trato biliar e cálculos biliares de animais e humanos. No entanto, o papel da infecção por H. pylori na patogênese de doenças do fígado e das vias biliares ainda não foi estabelecido definitivamente. A confirmação histopatológica do efeito positivo da erradicação do H. pylori é necessária. Além disso, existem discussões sobre a importância clínica de outras espécies de Helicobacter. A revisão apresenta os dados disponíveis a favor e contra o envolvimento do H. pylori no desenvolvimento e progressão das doenças hepatobiliares.

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Clinical studies have shown that hepatobiliary diseases of inflammatory and neoplastic origin are associated with Helicobacter infection. •Translocation and the ascending pathway are putative mechanisms for Helicobacter spp to enter the hepatobiliary system. •H. pylori infection has a systemic effect through the activity of pro-inflammatory cytokines, TNF-α, leukotrienes, interferon-β, interferon-γ, and acute phase proteins. •Histopathological confirmation is needed to present that H. pylori eradication prevents or improves hepatobiliary disease progression.
  • Hamartoma tipo Peutz-Jeghers (HPG) solitário e gigante associado a anemia crônica tratado por ressecção endoscópica E-Video

    RODRIGUEZ-GUZMAN, Fernando; RUAS, Jennifer Nakamura; CABRAL, João Guilherme Guerra De Andrade Lima; MICELLI-NETO, Otavio; VENCO, Filadelfio Euclides; ARDENGH, José Celso

    Resumo em Inglês:

    HIGLIGHTS •Giant and solitary polyps evolve with anemia. •EUS is an important tool for stage and manage this disease. •Endoscopic treatment is the best treatment choice. •Supplementary video available on this case report.
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br