Acessibilidade / Reportar erro

Predição de carcinoma hepatocelular através do escore PAGE-B modificado (mPAGE-B) em pacientes com hepatite B crônica: deve ser utilizado na prática clínica?

RESUMO

Contexto:

A infecção persistente do vírus da hepatite B (HBV) pode levar ao carcinoma hepatocelular (CHC) de forma independente, ou seja, sem o desenvolvimento de cirrose anteriormente, o que torna de suma importância predizer o risco que os pacientes com hepatite B crônica têm para desenvolver CHC no futuro. Assim, o escore mPAGE-B surgiu com o intuito de prever riscos baixos de CHC, tornando-se um escore de extrema relevância, uma vez que diante de risco baixo, pode-se espaçar a vigilância do paciente.

Objetivo:

O principal objetivo deste trabalho é predizer o risco de CHC, conforme o escore mPAGE-B, para os pacientes com hepatite B crônica em uso de terapia antiviral.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal, descritivo, quantitativo e retrospectivo. Foram analisados pacientes com hepatite B crônica do ambulatório de hepatologia, da Universidade Federal da Fronteira Sul/HCPF, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, abrangendo um período de 12 anos.

Resultados:

Dos 67 pacientes submetidos à coleta de dados, a média de idade no diagnóstico foi 51,4 (±12,1) anos, com uma predominância do sexo masculino (76,1%-n.51). Todos os pacientes eram HBeAg negativos no diagnóstico e 11 (16,4%) tinham cirrose. Conforme a estratificação do mPAGE-B, 18 pacientes (25%) foram classificados como de baixo risco, 30 (41,7%) como risco intermediário, e 19 (26,4%) como alto risco de desenvolver CHC. A probabilidade de desenvolver CHC desses 67 pacientes em 3 anos é de 0,4% para risco leve, 2,8% para moderado e 9% para alto. Em 5 anos, a probabilidade é de 0,5% para risco leve, 4,4% para moderado e 14% para alto.

Conclusão:

Este estudo demonstra que o mPAGE-B pode ser um escore aplicado para diminuir o número de consultas de pacientes com hepatite B crônica em ambulatórios especializados e, baseado nessa população, talvez os pacientes com idade ≤40 anos possam ter uma consulta por ano ao invés de ser semestralmente.

Palavras-chave:
Hepatite B crónica; carcinoma hepatocelular; escore mPAGE-B

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br