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À cabeça carrego a identidade: o orí como um problema de pluralidade teológica

Resumos

O presente artigo pretende observar o sentido do orí, a cabeça, entre os yorùbá da África Ocidental, dando conta do complexo problema de natureza teológica subjacente à pluridimensionalidade discursiva dentro de um quadro cultural descrito como yorùbá, quadro esse que compreende a diáspora afro-brasileira com o Candomblé. Tal pluridimensionalidade - em matéria de predestinação, fabricação e natureza do orí e, bem assim, pela diversidade de entidades religiosas para as quais o bọrí, o ritual de alimento à cabeça mítica, se realiza - se inscreve na dimensão proposta por Berliner e Sarró de aprendizado e transmissão religiosas.

orí; predestinação; yorùbá; Candomblé; complexidade teológica


This article intends to observe the meaning of orí (the head, among the Yorùbá people of West Africa). The orí will be the point of departure of a theological complex problem, which expresses plural discourses in the middle of the so-called Yorùbá framework; in fact, a framework where Afro-Brazilian Candomblé takes an important role. Such pluridimensionality is an "all-in-one" in the matter of orí: predestination, fabrication and nature of orí, and the plurality of religious entities quoted in the bọrí - the ritual of 'feeding' the mythical head. Thereby, dealing with plural discourses in a same and specific matter means dealing with the idea of learning and transmission of religion, as presented by Berliner and Sarró.

orí; predestination; Yorùbá people; Candomblé; theological complexity


  • 1
    1 Stephan Palmié, "O trabalho cultural da globalização iorubá", Religião e Sociedade, v. 27, n. 1 (2007), pp. 77-113.
  • 2
    2 François Laplantine, Aprender antropologia, São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 21.
  • 3
    3 J. D. Y. Peel, Religious Encounter and the Making of the Yoruba, Bloomington: Indiana University Press, 2001.
  • 4
    4 Arthur Danto, Analytical Philosophy of History, Cambridge: Cambridge University Press, 1965.
  • 5
    5 Benedict Anderson, Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism, London: Verso, 1991.
  • 6
    6 Sigismund Köelle, Polyglotta Africana, London: Church Missionary House, 1854.
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  • 55 A título de exemplo, vide Luis Nicolau Parés, A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia, Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
  • 56 Sobre os processos contemporâneos, vide Stefania Capone, A busca da África no candomblé: tradição e poder no Brasil, Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
  • 59 Oyeronke Olajubu, Women in the Yoruba Religious Sphere, Albany: State University of New York Press, 2003, p. 33.
  • 60 Arno Vogel et al., A galinha d'angola: iniciação e identidade na cultura afro-brasileira, Rio de Janeiro: Pallas, 2001.
  • 74 J. D. Y. Peel, Aladura: a Religious Movement among the Yoruba, London: Oxford University Press, 1968, p. 29.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    22 Jan 2013
  • Aceito
    22 Jul 2013
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