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Utilização de software para terapia fonoaudiológica com crianças surdas

RESUMO

Na perspectiva de se trabalhar o aprimoramento da fala de crianças com surdez, a atuação fonoaudiológica busca novas ferramentas condizentes com o cenário tecnológico atual, utilizando-se de aplicativos tecnológicos no auxílio de suas intervenções, pois os jogos digitais, além de estimular a percepção visual, favorecem momentos interativos como etapas do processo de aprendizagem. O presente estudo se propôs a analisar estratégias terapêuticas mediadas pelo uso de software na reabilitação das habilidades vocais e articulatórias de fala de crianças com surdez, usuárias de implante coclear. Tratou-se de pesquisa do tipo estudo de caso com três crianças, realizada por meio do levantamento de prontuário; avaliação da voz e da articulação e análise acústica das produções vocais das vogais [a], [i] e [u] e dos sons oclusivos [p] e [b]; aplicação do jogo digital VoxTraining para aprimoramento de aspectos vocais e de fala, realizada em cinco sessões terapêuticas. Observou-se que todas as crianças tiveram diagnóstico de perda auditiva e início de reabilitação tardios, estavam em fase de aquisição da Língua Brasileira de Sinais como língua materna e apresentavam alterações vocais e articulatórias. Os resultados sugerem que os participantes se interessaram pelo software devido às solicitações de repetição dos jogos e estes contribuíram para melhor entendimento sobre o exercício vocal e articulatório realizado, devido ao estímulo do feedback visual. Conclui-se que o trabalho com crianças surdas utilizando jogos digitais facilitam a terapia e proporcionam melhora na qualidade da voz e da fala.

Palavras-chave:
Implante coclear; Surdez; Terapia da Linguagem; Voz; Software

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