Acessibilidade / Reportar erro

CIRURGIA PEDIÁTRICA

001

VIABILIDADE DE SEGMENTO JEJUNAL NEOVASCULARIZADO POR OMENTOENTEROPEXIA

VIABILITY OF A JEJUNUM SEGMENT AFTER NEOVASCULARIZATION BY OMENTOENTEROPEXY

Bischoff A.; Rocha MMB.; Martins JL.; Patrício F. Tubino PJG.

Universidade de Brasília, Serviço de Cirurgia Pediátrica. UNIFESP, Departamento de Cirurgia e Patologia

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A omentoenteropexia (OE) foi desenvolvida como alternativa para técnica de neovascularização em segmentos intestinais isolados, apresentando vantagens em relação a mioenteropexia e hepatoenteropexia, técnicas previamente propostas. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a viabilidade de um segmento jejunal neovascularizado por OE.

MÉTODOS: Treze ratos Wistar foram submetidos à laparotomia mediana. Realizada seromiotomia longitudinal de seis centímetros na borda antimesentérica do jejuno 1a 20 centímetros do ângulo duodeno-jejunal, expondo a submucosa intacta. Um retalho de grande omento foi suturado à região da seromiotomia com pontos contínuos de prolene 6-0. Após sete semanas o mesentério do segmento jejunal submetido à omentoenteropexia foi ligado e excisado. Foi realizada uma enterotomia transversal completa, proximal e distal, isolando o segmento jejunal neovascularizado. Para restaurar a continuidade intestinal foi realizada anastomose término-terminal entre o jejuno normal e o neovascularizado.

RESULTADO: Não foi observada necrose em nenhum dos segmentos jejunais submetidos a neovascularização por OE. Todos os segmentos apresentavam peristalse contínua após 10 semanas do último procedimento. Foi observada extensa neovascularização na região da OE.

CONCLUSÃO: A neovascularização intestinal por OE é viável, não sendo observada obstrução funcional do segmento neovascularizado.

***

002

DIAGNÓSTICO DE NEFROBLASTOMA APÓS TRAUMA ABDOMINAL CONTUSO RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

NEPHROBLASTOMA DIAGNOSES AFTER BLUNT ABDOMINAL TRAUMA CASE REPORT AND LITERATURE REVIEW

Tavares JR WC, Resende V.

Serviço de Cirurgia Geral, Hospital João XXIII, FHEMIG ( Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), Belo Horizonte -MG e Faculdade de Medicina da UFMG

INTRODUÇÃO: O nefroblastoma é o tumor maligno primário do rim mais freqüente na infância.

OBJETIVO: Relatar um caso de nefroblastoma diagnosticado após um trauma abdominal contuso.

RELATO DE CASO: JGS, 6 anos, feminina, leucodérmica, natural e residente de Rio Piracicaba. A criança sofreu queda da própria altura evoluindo com dor em hipocôndrio procurou atendimento médico ficando internada durante três dias, num hospital do interior. Foi encaminhada à belo Horizonte, com uma massa no hipocôndrio esquerdo inicialmente diagnosticado como hematoma renal. No hospital João XXIII realizou tomografia abdominal que evidenciou hematoma renal associado à imagem que levantou a hipótese de nefroblastoma.

RESULTADO: Submetida a laparotomia exploradora que evidenciou massa acometendo todo rim esquerdo. Realizada excisão do tumor e ligadura dos vasos do pediculo. O resultado do anatomopatológico foi de nefroblastoma sem anaplasia com presença de hematomas na cápsula.

CONCLUSÃO: O trauma foi responsável pelo diagnóstico do nefroblastoma. Fato compatível com dados de literatura em que 21% dos casos de nefroblastoma são diagnosticados após leves traumas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2002
  • Data do Fascículo
    2001
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com