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Reações emocionais do paciente oftalmológico

Emotional reactions of the ophthalmological patient

RESUMO

O paciente oftalmológico pode apresentar sintomas de ansiedade frente à sua doença, com variáveis graus de comprometimento, quando tende a desenvolver mecanismos psíquicos de defesa, que têm por finalidade a atenuação daqueles sintomas.

Os objetivos deste estudo são a verificação da maneira como o oftalmologista percebe as eventuais reações emocionais de seus pacientes, da forma com que ele julga solucioná-las ou atenuá-las e quais as características dos pacientes que tornam o relacionamento profissional mais ou menos difícil.

A metodologia utilizada foi a de levantamento de opiniões, através de questionário, tipo auto-administrado, respondido em presença de um entrevistador previamente treinado.

A população amostral foi composta por 4S oftalmologistas, que relataram que os tipos de dificuldades emocionais mais freqüentemente observadas na prática clínica foram: 1) as associadas ao ato cirúrgico; 2) as decorrentes de problemas econômicos; 3) as dificuldades emocionais primárias; e 4) as associadas à hospitalização.

As condutas relativas ao encaminhamento para um psiquiatra ou psicólogo, após tentativa de resolução da dificuldade emocional ou a orientação do paciente ou de seus familiares quanto a problemas emocionais, foram as mais citadas por esses profissionais, que relataram ainda ter maior dificuldade de relacionamento com pacientes "poliqueixosos”, pacientes que apresentam quadros clínicos de mau prognóstico e pacientes rebeldes ao tratamento ou que não seguem orientações médicas.

Palavras-chave:
Relação oftalmologista-paciente; sintomas emocionais em Oftalmologia

SUMMARY

The ophthalmological patient may exhibit symptoms of anxiety towards his illness and, as a consequence, to develop psychic defense mechanisms, whose objective is to attenuate that anxiety.

The objectives of the present study were: to investigate how an ophthalmologist perceives the aspects described above; how he attempts to deal with them and the professional's eventual difficulties in the doctor-patient relationship.

Through the use of a questionnaire, personally applied to 45 ophthalmologists, the authors observed that:

a - The emotional difficulties most frequently cited by the ophthalmologists were: 1) that associated with surgical procedures; 2) that associated with economical problems; 3) emotional difficulties as primary complaints or manifestations; 4) that associated with hospitalization.

b - Ophthalmologists, when confronted with a patient with emotional difficulties tend to refer him to a psichiatrist or psychologist after an attempt to solve the emotional difficulty and provide clarification or guidance to the patient or to his relatives with respect to the patient's difficulties.

c - In the patient-doctor relationship, the attitudes towards patients describedas “multiple complainers”, resisting treatment or having poor prognosis need educational measure that might modify them or permit the doctor to them so that they will not harm the patients.

Texto completo disponível apenas em PDF.

  • O presente artigo é parte de pesquisa apresentada como Tema-Livre no LXIV Congreso de la Sociedad Española/VII Congreso Luso-Hispano-Brasileño de Oftalmologia (Palma de Mallorca, 1-6/10/1988).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 1992
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