Acessibilidade / Reportar erro

Departamento de DST & AIDS

INVESTIGAÇÃO CLÍNICA, EPIDEMIOLÓGICA, LABORATORIAL E TERAPÊUTICA

Departamento de DST & AIDS

PO35 - DST: dados epidemiológicos de ambulatório específico em hospital universitário

Miot HA; Miot LDB; Cavalcante PCD; Polettini J; Ribeiro STC

Departamento de Dermatologia - FMB-UNESP - Botucatu, SP

FUNDAMENTOS/OBJETIVOS: As doenças sexualmente transmissíveis (DST) encontram-se entre as dermatoses infecciosas mais prevalentes no nosso meio, sem contar a repercussão social e de saúde comunitária que elas representam. O ambulatório referenciado para investigação e tratamento das DST com repercussão cutânea, divide a cobertura com a ginecologia, infectologia e urologia do mesmo hospital universitário.

MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo descritivo dos pacientes do ambulatório de DST. Por meio de um protocolo padrão, avaliaram-se aspectos quantitativos relacionados aos pacientes, diagnósticos e terapêuticas. Considerou-se significativo p<0,05.

RESULTADOS/DISCUSSÃO: Foram analisados 175 pacientes no período de dez-02 a abr-05. A mediana da idade foi 26 anos (+/– 11,5). O sexo masculino prevaleceu com 89,1% dos casos. Quanto à orientação sexual, 82,8% eram heterossexuais. Quanto ao diagnóstico das DST, a infecção pelo HPV representou 77,1%. Entre todos os pacientes 10,8% apresentavam sorologia positiva para HIV, havendo associação entre a positividade do HIV e comportamento não-heterossexual (Yates p<0,05). Os genotipos de HPV mais freqüentes foram 6 e 11, havendo mais de 5% de associação com outros tipos. A modalidade terapêutica mais empregada para o HPV foi a crioterapia.

CONCLUSÃO: Demonstraram-se as principais características dos pacientes do ambulatório de DST, bem como seus aspectos diagnósticos, associações e terapêutica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Ago 2005
Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@sbd.org.br