Acessibilidade / Reportar erro

ABCD - Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva: 1000 artigos e uma trajetória de vitórias

Qual é a sensação dos editores de uma revista médica científica quando ela alcançou a significante marca de 1000 novos artigos científicos publicados?

Nesta oportunidade, os editores e colaboradores olhando para trás o que significaram esses 1000 artigos, publicados no período de 27 anos a partir de 1986 até 2013, confirmam que trabalharam arduamente para atingir essa marca. Se cada artigo tiver pelo menos 1000 palavras, os 1000 artigos abordando todos os temas possíveis relacionados à cirurgia digestiva significarão um milhão de palavras, e certamente equivalem à uma enciclopédia!

O primeiro artigo publicado em 1986 foi do criador e idealizador da Revista Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (ABCD), o Prof. Dr. Henrique Walter Pinotti versando sobre a relação cirurgião-paciente11. Pinotti HW. Patient-surgeon relationship. ABCD Arq Bras Cir Dig. 1986; 1(1):1. E na apresentação dessa nova Revista afirmava ele que: "Este avanço cirúrgico implicou na publicação de grande número de artigos científicos, e na edição de livros e revistas especializadas. Mas, mesmo assim, devido à maioria dos pacientes cirúrgicos estarem no campo da Cirurgia Gastrintestinal, há poucas fontes especializadas para divulgar informações atualizadas. Há algum tempo, temos vindo a considerar a publicação de uma Revista dedicada a esta especialidade, com artigos de autores brasileiros e estrangeiros, para ser distribuído no exterior, bem como no Brasil. Desde que o inglês é mais comumente utilizado nas especialidades médicas e científicas, seria publicada em ambas as línguas".

O Professor Pinotti no seu discurso durante a o início das atividades do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) em 1988 enfatizava que: "Com a educação não só se informa, mas se forma o profissional de alto nível, que pode desenvolver o seu potencial de conhecimentos, que sabe aplicar corretamente seus recursos e apto, assim, a beneficiar seu paciente. Deve-se realçar que conhecendo o limite da sua competência será capaz, igualmente, de servir ao seu enfermo evitando a pior consequência do ato cirúrgico, que é a iatrogenia. Deve-se em nosso Colégio, na área de educação, desenvolver o espírito para que cada pessoa que deseja ensinar, possa encontrar muitos que desejam aprender. E que os sucessos havidos na segura formação constituam estímulos para novas portas de conhecimentos".

Durante todos esses anos, desde a publicação do primeiro número do ABCD, muitas mudanças e avanços ocorreram na medicina em geral, na cirurgia geral e digestiva, novos exames surgiram, nos cuidados pré e pós-operatórios e também na relação cirurgião-paciente22. Andreollo NA, Cecconello I, Kruel CDP, Malafaia O. 25 years of ABCD - surgeon-patient relationship in the past and present. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011; 24(4): 259-261.. E, sem dúvida, tanto o ABCD como o CBCD abriram novas portas para o conhecimento e têm contribuído para a educação médica no país.

Em 2009 a Revista foi aceita e incluida no rol dos periódicos nacionais indexados no Scielo (Scientific Electronic Library Online), passou a ser editada em português e inglês, tendo mais visibilidade, mais valorizada e já presente online para consulta de todos os interessados por meio da internet, portanto dando mais um salto de qualidade. Além disso, em 2010 também mediante acordo com outras sociedades de especialidades, passou a ser também órgão oficial da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association, Grupo de Estudos da Doença do Pâncreas e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica33. Andreollo NA, Malafaia O. Silver jubilee of the ABCD. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011;24(4):257-58.. Posteriormente em 2013, a Sobracil (Sociedade Brasileira de Videocirurgia), foi mais uma associação a contribuir e a integrar a Revista. A partir de 2012, foi com grande orgulho que os editores comunicaram aos membros do CBCD e a todos os pesquisadores da grande área da gastroenterologia e às associações envolvendo as especialidades da nossa área de atuação (Cirurgia Digestiva, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Motilidade Digestiva, Hepatologia, Videocirugia, Cirurgia Bariátrica e demais correlatas) que o ABCD foi incluído na base MEDLINE/PUBMED. E que a Revista seria mais um veículo brasileiro para competir com os melhores jornais do globo, também poderá ajudar o Brasil a subir mais um degrau em número de publicações no ranking das revistas mundiais44. Kruel C, Malafaia O. ABCD included in Medline/Pubmed. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2012(1):1..

A sensação é de grande satisfação e do dever cumprido para com os cirurgiões brasileiros, para com os membros do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e para com a sociedade em geral. Uma revista que publicou 1000 artigos, sendo que todos passaram por detalhada e minuciosa revisão dos seus pares (peer-review) e editores, tanto no que diz respeito ao seu conteúdo ético e científico, à sua redação em português e inglês, aos seus resultados e conclusões, aos ensinamentos e à mensagem final que levará aos leitores, certamente já atingiu a sua maturidade. Entendemos que a revista passa a ter visibilidade e acreditação nacional e internacional ainda maior, com elevada qualidade na produção intelectual, que os autores ficam mais valorizados e também refletindo direta e indiretamente na mensuração do número global das publicações nacionais.

Nesta oportunidade temos que agradecer os autores e co-autores que acreditaram e enviaram seus artigos, contribuindo assim para a divulgação dessa fantástica e importante quantidade de conhecimentos com qualidade e que acreditaram no progresso da Revista. Temos que agradecer aos programas de Pós-Graduação estrito senso, recomendados pela CAPES, que enviaram seus trabalhos selecionados para publicação; a todos os editores e colaboradores que direta ou indiretamente contribuíram para a perenidade da Revista; à Comunicare Gráfica e Editora contribuindo para a impressão impecável e o acabamento, bem como o projeto gráfico feito por Bruno Ariede, não podem ser esquecidos nessa comemoração.

Em 2014 iniciaremos a informatização do sistema operacional no fluxo interno de artigos (submissão eletrônica), totalmente online e um site próprio para a Revista, dando mais profissionalismo a todo o processo e facilitando os autores.

Finalizando, é preciso sonhar para se almejar e se conseguir crescer com vitórias e sucessos, além de ser importante muita dedicação, desprendimento e o trabalho em grupo!

Finalizando, é preciso sonhar para se almejar e se conseguir crescer com vitórias e sucessos, além de ser importante muita dedicação, despreendimento e o trabalho em grupo ! E o passo seguinte: 2.000 artigos !

REFERENCES

  • 1
    Pinotti HW. Patient-surgeon relationship. ABCD Arq Bras Cir Dig. 1986; 1(1):1
  • 2
    Andreollo NA, Cecconello I, Kruel CDP, Malafaia O. 25 years of ABCD - surgeon-patient relationship in the past and present. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011; 24(4): 259-261.
  • 3
    Andreollo NA, Malafaia O. Silver jubilee of the ABCD. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2011;24(4):257-58.
  • 4
    Kruel C, Malafaia O. ABCD included in Medline/Pubmed. ABCD Arq Bras Cir Dig. 2012(1):1.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2014
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com