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(Atualizado: 18/05/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Educar em Revista é um periódico do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (Brasil), de acesso aberto, com publicação de fluxo contínuo (on-line) e destina-se a divulgação de trabalhos científicos inéditos em português, espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano que tratem de temas relacionados à área de Educação. Os textos podem ser enviados para Educar em Revista via Sistema Eletrônico de Revistas (SER), no site: http://revistas.ufpr.br/educar selecionar a opção "Cadastro (cadastrar-se como autor)”

A Educar em Revista denominou-se Revista de Educação nos anos 1977 e 1978. Estas duas edições estão disponíveis em:
1978 - http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/issue/view/1556
1977 - http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/issue/view/1555

A abreviatura de seu título é Educ. rev., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Biblioteca Digital de Periódicos - Universidade Federal do Paraná
  • WoS - Web of Science (Clarivate Analystics)
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • Redalyc-Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Educ@ - Publicações Online de Educação
  • Periódicos CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
  • INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
  • Google Scholar
  • Library of Congress - United States of America
  • RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
  • MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals
  • MLA - Modern Language Association
  • Academia.edu
  • ROAD - Directory of Open Access Scholarly Resources
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Na Política da Privacidade, os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES
  • Fundação Araucária
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Setor de Educação (UFPR)

 

 

Educar em Revista
Universidade Federal do Paraná
Rua Rockefeller, 57, 2° andar, sala 202
80230-130- Curitiba - PR - Brasil
E-mail: educar@ufpr.br
Site: http://revistas.ufpr.br/educar

 

 


Corpo editorial

 

Editor

   

 

Editor adjunto

   

 

Conselho Editorial

 
  • Alina Galvão Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
  • Antonio Gariboldi, Universidade de Módena e Reggio Emilia, Itália.
  • Carlos Roberto Jamil Cury, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.
  • Christen Smith, Universidade do Texas-Austin, Estados Unidos da América do Norte.
  • Diana Gonçalves Vidal, Universidade de São Paulo, Brasil. 
  • Gérard Neyrand, Universidade de Toulouse III, França.
  • Gustavo Enrique Fischman, Arizona State University, Estados Unidos da América do Norte. 
  • Inés Dussel, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, México. 
  • Jesús Rodríguez, Universidad de Santiago de Compostela, Espanha. 
  • Joaquim Luis Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra, Portugal.
  • José Leon Crochík, Universidade de São Paulo, Brasil.
  • Julio Pérez- López, Universidad de Murcia, Espanha.
  • Juri Meda, Universidade de Macerata, Itália.
  • Kazumi Munakata, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
  • Maria Manuel Baptista, Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Natália Fernandes, Universidade do Minho, Portugal.
  • Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
  • Pedro Meira Monteiro, Princeton University, Estados Unidos da América do Norte.
  • Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil.
  • Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
  • Zeila de Brito Fabri Demartini, Universidade de São Paulo, Brasil
 

 

Produção editorial

 
  • Revisão
    UFPR
  • Composição
    UFPR
  • Arte Final
    UFPR
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Educar em Revista publica artigos inéditos sobre educação. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação, com os seguintes pré-requisitos:

I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou anais de eventos.

II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano.

III - Devem ser compostos por até três (3) autores:

a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de Doutor.

b) Em caso de coautoria, um (1) dos autores poderá estar na condição de doutorando, sendo os demais, obrigatoriamente doutores.

c) Artigos de graduados e mestres não são aceitos na revista.

IV - Devem conter resultados de investigação na área da Educação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica.

V - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos autores.

VI. Na ocasião da submissão os artigos não devem estar identificados com os nomes dos autores no texto original. Os(as) autores(as) do manuscrito devem indicar seus nomes completos exclusivamente no campo estabelecido no sistema de submissão, sendo obrigatório também informar o nível de escolaridade, o ORCID, filiação institucional, o link do currículo (lattes para autores brasileiros) e o resumo da biografia.     

VII. Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações são de responsabilidade exclusiva do autor.

VIII. Desde 01 de agosto de 2019, recomenda-se em função da política de internacionalização, que os artigos (de autores brasileiros) submetidos à revista - para a seção de demanda contínua - se aprovados, sejam vertidos para uma língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). A responsabilidade e os custos com a tradução e a sua respectiva revisão deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A Educar em Revista publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido, deverão constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).

IX. Em caso de aprovação, o manuscrito deverá ser submetido à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, cuja responsabilidade será exclusivamente do(a) autor(a). Será necessário apresentar à Educar em Revista a comprovação do trabalho realizado por este profissional. A Revista poderá sugerir profissionais cadastrados(as) que realizam o trabalho de revisão e normalização, caso necessário. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial.

X. Não serão aceitas propostas submetidas simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional.

Os manuscritos que estiverem fora das exigências editoriais da Revista são devolvidos aos autores(as). Encontram-se nesse conjunto textos que não tratem de uma problemática central da área educacional; não apresentem contribuições significativas para a análise da temática abordada. E no tocante aos artigos, serão rejeitados, também, os manuscritos que: sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência ou fragmentos de trabalhos de dissertações e teses; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas análises e conclusões.

A Comissão Editorial pode definir pela publicação de artigo, documento ou entrevista por encomenda, com o propósito de colaborar com algum debate mais premente da área. Esse artigo ou documento será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.

Política de Ética:

A Educar em Revista possui compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos documentos publicados e ao seu processo de avaliação e, recai na gestão dos manuscritos, que envolve editores, pareceristas e autores. Nesse sentido, a Revista prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE).

É objetivo do periódico promover a ampliação das práticas de ciência aberta, cabendo aos autores em seus manuscritos a explicitação das fontes, dos métodos e tratamento analítico empregados na produção dos resultados obtidos. A revista mantem permanente interlocução com seus autores, pareceristas e leitores em resposta a necessidades de revisões ou esclarecimentos.

Os editores estão atentos e fazem a intervenção da recondução do processo editorial caso seja manifesto conflito de interesses por pareceristas ou pela própria equipe editoral.

A deliberação pela publicação ou não de um artigo se faz com sustentação em princípios de ética na pesquisa e na divulgação de informações, atendendo a legislação vigente e as boas condutas na cultura acadêmica.

As identidades de autores e pareceristas se manterão, sob sigilo, durante o processo editorial e após sua finalização.

Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

A Educar em Revista resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.

As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

Áreas de Interesse: Educação (Fundamentos da Educação, Administração Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Política Educacional, Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Tópicos Específicos em Educação).

Avaliação por pares (peer review): 

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: a organização da estrutura do texto, o domínio da literatura científica; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presentes no artigo.

O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

A revista publica anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

Público da revista: Pesquisadores da área educacional e de áreas afins, professores dos diversos níveis de ensino, alunos de pós-graduação e graduação.

 

Arquivamento: A Educar em Revista utiliza o sistema LOCKSS, software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

Taxas para submissão e publicação: A Educar em Revista não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Os artigos recebidos para eventual publicação na Educar em Revista serão previamente avaliados pela Comissão Editorial. Aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos e os demais encaminhados para a análise de pareceristas.

Os artigos devem seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:

I - Estar de acordo com o foco e escopo da revista;

II - Atender a todas as diretrizes estipuladas quanto à natureza do manuscrito;

III - Atender às exigências fixadas para o perfil e condições para os autores;

IV - Os autores deverão respeitar o prazo de interstício de 24 meses de publicação de seus manuscritos na Educar em Revista.

V - Ter extensão de até 20(vinte) páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chaves/keywords, imagens, tabelas e referências bibliográficas;

VI - Ter resumo de até 230 (duzentas e trinta) palavras nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica (inglês, espanhol, francês, italiano e alemão);

VII - Ter até 05 (cinco) palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica;

VIII- Estar em arquivo de texto em formato "doc", com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5cm;

IX - Ter identificação no alto da página, em negrito, do título do artigo em língua portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;

X- A Educar em Revista adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para evitar a identificação do autor, não fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato;

XI - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do trabalho, por exemplo: (SOBRENOME, ano, p. - página);

XII - Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior deve-se indicar número e título (Ex.: Figura 1 - Quadro de Políticas Educacionais). Na parte inferior deve-se informar a origem (Ex.: Fonte: Acervo Museu Afro Brasil) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas;

XIII - As referências bibliográficas devem seguir as normas atuais da ABNT, observando-se que, além do sobrenome, o nome do/a autor/a deve comparecer por extenso. O destaque do título das obras e documentos deve ser em itálico, conforme os seguintes exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. 2. ed.(Edição). Cidade: Editora, ano. (Nome da Coleção - caso haja).

SOBRENOME, Nome.Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano. p. (páginas: inicial-final).

SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (páginas: inicial-final), ano.

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, ano. Disponível em: endereço eletrônico completo. Acesso em: 15 fev. 2021.

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Ano. Tese ou Dissertação em (Área do Programa) ­— Instituição, Cidade, ano.

Em artigos que não estejam em língua portuguesa as referências podem seguir o padrão APA.

Endereço para correspondência:

Educar em Revista
Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR
Rua Rockefeller, n° 57, 2º. Andar - Sala 202. Rebouças
Curitiba - Paraná - Brasil
CEP 80230-130
E-mail: educar@ufpr.br

 

 

Envio de manuscritos

 

Educar em Revista aceita artigos inéditos que tratem de temas relacionados à educação, em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Os textos podem ser enviados para Educar em Revista via Sistema Eletrônico de Revistas (SER), no site:
 http://revistas.ufpr.br/educar selecionar a opção "Cadastro (cadastrar-se como autor)".

O manuscrito deve ser dirigido para uma das seções: Artigo, Dossiê Temático, Entrevista ou Documento.

I. A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 20(vinte) páginas, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas. Resumo, na língua do artigo e em inglês, de no máximo 230 (duzentas e trinta) palavras. Até cinco palavras-chave na língua do artigo e em inglês. Texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm.

II. O preenchimento das informações gerais e metadados sobre o manuscrito e sobre o(s) autor(es) (de todos) devem ser preenchidos, em seção própria no sistema da revista, no momento da submissão.

III. As submissões que não estiverem de acordo com as normas, serão devolvidas e arquivadas.

 

 


Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br