Acessibilidade / Reportar erro

ADESÃO AO TRATAMENTO DOS ADULTOS JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO

RESUMO

Objetivo:

compreender a adesão ao tratamento dos adultos jovens com HIV/aids atendidos em um serviço de assistência especializada sob a ótica do pensamento complexo.

Método:

estudo qualitativo, com a abordagem da teoria fundamentada nos dados. Participaram do estudo 12 adultos jovens com idade entre 15 e 24 anos, vivendo com HIV/aids, nove profissionais de saúde e quatro mães. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas, realizados entre abril e setembro de 2016 e analisados mediante o método comparativo constante.

Resultados:

a adesão ao tratamento de adultos jovens com HIV/aids foi compreendida como um fenômeno complexo dinâmico, multifatorial e que está em constante mudança. Tal processo envolve múltiplos aspectos, dentre eles, o medo de adoecer, da morte física e social, da discriminação e do estigma. Foi constatado que mesmo diante dessas dificuldades, os adultos jovens decidem seguir com seu tratamento em busca da normalização da saúde, de uma vida longa e comum como os demais jovens que não vivem com HIV/aids.

Conclusão:

foi considerado que diante do complexo e mutável fenômeno, a adesão ao tratamento dos adultos jovens com HIV/aids deve ser compreendida e gerenciada pelos profissionais de saúde como um todo complexo.

DESCRITORES
HIV; Adesão à medicação; Adulto Jovem; Teoria Fundamentada; Cuidados de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br