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A influência do consumo de substâncias psicoactivas na autoestima dos estudantes no âmbito familiar

O objetivo desta investigação foi relacionar comparativamente o nível de autoestima de estudantes do 6° ano do ensino fundamental das escolas estaduais da comuna de Chiguayante, província do Concepción-Chile, com o consumo de substâncias psicoativas de seus familiares. Este estudo não experimental, correlational e de corte transversal foi realizado com uma amostra de 303 crianças. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento que solicitava dados sociodemográficos e pelo Inventário de Autoconceito no Meio Escolar, de García (1995) Verificou-se que 89,1% dos estudantes apresentou uma autoestima global elevada. Tal resultado se repetiu quando foram comparados dois grupos de crianças: o grupo que informou o consumo (em qualquer um de seus modos) de substâncias psicoativas em sua família e o grupo das crianças que não relataram tal consumo. Não foram encontradas diferenças significativas entre eles. Concluiu-se que o consumo moderado de qualquer substância psicoativa não influenciou os níveis de auto-estima dos estudantes deste nível de instrução.

auto-imagem; transtornos relacionados ao uso de substâncias; criança


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