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Princípio da integralidade do cuidado nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Enfermagem

Objetivo:

o objetivo desta investigação foi conhecer os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em Enfermagem de Santa Catarina, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, na perspectiva de formação dos profissionais, sob o eixo da integralidade.

Método:

pesquisa documental, de natureza qualitativa. Foram analisados nove projetos.

Resultados:

as escolas da Região Sul do Brasil estão gradativamente incorporando em seus projetos político-pedagógicos o arcabouço teórico-filosófico do Sistema Único de Saúde e das diretrizes curriculares para o curso de Enfermagem, na perspectiva do princípio da integralidade do cuidado. Algumas escolas seguem rigorosamente as diretrizes curriculares, outras conseguiram esboçar em seus projetos suas próprias leituras.

Conclusão:

percebe-se a carência do apoio pedagógico aos discentes na maioria das instituições de ensino.

Assistência Integral à Saúde; Enfermagem; Ensino Superior


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