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O nascimento por cesariana: um estudo sócio-clínico institucional das práticas e discursos profissionais

Objetivo:

analisar como os elementos sociais, históricos, econômicos e profissionais influenciam o processo de institucionalização do nascimento por cesariana, no Brasil e na França.

Método:

estudo qualitativo fundamentado no referencial teórico da sócio-clínica institucional. Os dados foram produzidos por meio da realização de grupos focais e entrevista individual, apoiados em roteiros semiestruturados, com profissionais da saúde, mães e pais e diário de pesquisa. O estudo contou com 83 participantes. A análise foi feita com base no referencial teórico e análise temática. Desenvolveu-se análise cruzada entre os diferentes tipos de dados, serviços, grupos e entre países.

Resultados:

os participantes foram caracterizados em relação à escolaridade, emprego, nível de formação e lugar de trabalho. Os países pesquisados têm sua estrutura sanitária e educativa peculiar e são marcados por uma construção sócio-histórica-econômica delineada pelo patriarcado. A Nova Gestão Pública influencia ambos os contextos e torna os cuidados de saúde precarizados. As dimensões técnicas e organizacionais reforçam uma divisão intelectual e social do trabalho e do saber em saúde.

Conclusão:

o processo de institucionalização do nascimento nos países é marcado por aspectos sociais, econômicos e profissionais. Práticas e discursos dos profissionais em seu processo de trabalho influenciam a ocorrência, ou não, da cesariana.

Descritores:
Cesárea; Parto; Enfermagem; Saúde; Educação; Ciências Sociais


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