Acessibilidade / Reportar erro

Experiência de mulheres com aborto provocado na adolescência por imposição da mãe

OBJETIVO:

compreender a experiência de mulheres que provocaram o aborto na adolescência por imposição da mãe.

MÉTODO:

pesquisa qualitativa com abordagem da fenomenologia social, realizada em 2010, com três mulheres, por meio de entrevista com questões abertas.

RESULTADOS:

as participantes tentaram esconder da mãe a gravidez, e essa, ao descobrir, decidiu que elas deveriam interrompê-la, impondo o aborto, o qual foi realizado de modo inseguro, independentemente da vontade das filhas. Após o acontecimento, o que restou foi sofrimento, culpa e arrependimento por não ter lutado contra a decisão materna. Essas mulheres têm como expectativas ter autonomia para tomar suas próprias decisões, cuidar da saúde e engravidar novamente.

CONCLUSÃO:

o estudo evidenciou a decisão sobre o aborto centrada na mãe da adolescente, o que merece ser explorado em outras investigações que aprofundem a relação estabelecida entre mãe e filha na situação de aborto provocado. Sugere-se a criação de espaços de diálogo para a tríade profissional saúde/adolescente/família, com destaque para a mãe, que, no contexto das relações familiares, pode ajudar a filha a enfrentar de modo seguro a gravidez precoce e a fazer sua prevenção, em vez de influenciá-la sobre a realização do aborto.

Aborto Induzido; Gravidez na Adolescência; Saúde da Mulher; Pesquisa Qualitativa


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br