Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação ex vivo da eficácia do XP-endo Finisher na remoção de smear layer do canal radicular

RESUMO

Objective:

Avaliar a eficácia do XP-endo Finisher (XP) na remoção da smear layer em canais radiculares, comparando diferentes protocolos de irrigação.

Métodos:

Setenta e dois dentes humanos unirradiculares foram similarmente instrumentados usando limas R25 (VDW, Munich, Germany) aplicadas no modo reciprocrantes em um motor endodôntico VDW GOLD (VDW, Munich, Germany). O comprimento de trabalho foi determinado a 1 mm aquém do forame apical. Os canais foram irrigados com 5 mL de hipoclorito de sódio 2,5% durante a instrumentação. Os dentes foram divididos aleatoriamente em seis grupos (n=12). Um grupo controle, que não foi submetido ao protocolo final de irrigação, e cinco grupos experimentais com diferentes irrigantes e técnicas de agitação: EDTA/Lima, EDTA/XP, EDTA/Irrigação Ultrassônica Passiva (IUP), Água destilada (AD)/XP, e AD/IUP). Os escores de qualidade de remoção da camada de smear layer foram avaliados nos terços apical, médio e cervical do canal radicular com base em imagens obtidas por microscopia eletrônica de varredura. Os dados foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis, seguido de comparações dois a dois pelo teste de Dunn (α = 5%).

Resultados:

Os grupos EDTA/lima, EDTA/PUI e EDTA/XP demonstraram escores significativamente menores que os outros grupos (P <0,05). Não foi observada diferença entre os grupos que utilizaram água destilada e o grupo controle em todos os terços avaliados (P> 0.05).

Conclusão:

A lima XP-endo Finisher não aumentou a eficiência do EDTA na remoção da smear layer em canais radiculares.

Termos de indexação
Irrigantes do canal radicular; Camada de esfregaço; Tomografia com microscopia eletrônica; Ultrassom

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br