Acessibilidade / Reportar erro

Comprando qualidade: costume, gosto e reciprocidade nas feiras livres do Vale do Jequitinhonha1 1 A pesquisa que originou este artigo foi apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), aos quais os autores agradecem. Na época da pesquisa de campo M. S. CRUZ e A. M. ARAÚJO eram estudantes da UFMG e Bolsistas do CNPq.

Buying quality: customs, tastes, and reciprocity at the Jequitinhonha Valley open fairs.

Resumo

Este artigo analisa cinco feiras livres que abastecem uma parte substancial da população urbana do Alto Jequitinhonha na contramão do sistema agroalimentar dominante. Usando dados de fontes primárias e secundárias, são analisadas as relações estabelecidas entre consumidores e vendedores – os quais, em sua maioria, são agricultores – para interpretar as dimensões culturais e econômicas do abastecimento das pequenas cidades. O resultado da pesquisa indica que as feiras se relacionam com a identidade cultural alimentar, o abastecimento de grande parte da população urbana e movimenta parte expressiva da economia local dos municípios.

Palavras-chave:
agricultura familiar; abastecimento urbano; segurança alimentar; feiras livres; Vale do Jequitinhonha

Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural Av. W/3 Norte, Quadra 702 Ed. Brasília Rádio Center Salas 1049-1050, 70719 900 Brasília DF Brasil, - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sober@sober.org.br