Acessibilidade / Reportar erro

As experiências das mulheres na gestação em idade materna avançada: revisão integrativa* * Extraído do projeto de dissertação "A vivência da mulher na gestação em idade materna avançada", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Identificar na literatura como são descritas as experiências das mulheres com idade igual ou superior a 35 anos na gestação.

MÉTODO

Revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS e SciELO, sem restrição de período.

RESULTADOS

Foram selecionados e analisados 18 estudos que tratavam das experiências das mulheres na gestação em idade avançada. Os estudos evidenciaram quatro categorias temáticas: A busca por informações, que mostrou aspectos como deficit de informações fornecidas pelos profissionais da saúde;Percebendo os riscos, que apontou uma preocupação da mulher com a própria saúde e a do filho;Momento ideal para a maternidade, com diferentes motivos para o adiamento; e Adaptação à nova rotina, com a preocupação em relação às mudanças no cotidiano.

CONCLUSÃO

A partir dos resultados, foi possível compreender que outros fatores, além dos que incluem os riscos, permeiam as experiências da mulher na gestação em idade avançada e induzem à necessidade de envolver tais aspectos no cuidado de enfermagem para construir estratégias abrangentes e condizentes com as necessidades dessas mulheres.

Descritores
Idade Materna; Gravidez; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br