Acessibilidade / Reportar erro

Vivências de mulheres com deficiência física na assistência ao trabalho de parto e parto

RESUMO

Objetivo:

Compreender o significado atribuído por mulheres com deficiência física à assistência de saúde recebida e esperada durante o trabalho de parto e parto.

Métodos:

Estudo qualitativo, fundamentado na Teoria de Rede Social, realizado por meio de uma oficina online em abril de 2022, com a participação de seis mulheres com deficiência física. Os dados, coletados por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo temático com o auxílio da ferramenta IRaMuTeQ.

Resultados:

Três categorias temáticas emergiram: Problemas vivenciados na gravidez; A experiência dentro da maternidade; e A importância das redes sociais. A assistência prestada pelos profissionais de saúde, por vezes, diferiu entre o esperado e o recebido pelas mulheres com deficiência física durante o trabalho de parto e parto.

Considerações Finais:

As vivências foram predominantemente negativas, resultantes de condutas profissionais inadequadas devido a atitudes capacitistas. O apoio dos membros das redes sociais é fundamental para a prevenção de fatores estressores.

Descritores:
Trabalho de Parto; Parto; Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos; Pessoal de Saúde; Pessoas com Deficiência

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br