Acessibilidade / Reportar erro

Prazer e sofrimento de enfermagem em unidades hospitalares COVID-19: entre desencantos e formação de sentidos

RESUMO

Objetivo:

analisar as vivências de prazer e sofrimento de trabalhadores de enfermagem em unidades hospitalares COVID-19.

Métodos:

estudo multicêntrico, qualitativo, desenvolvido com 35 trabalhadores de enfermagem de unidades COVID-19 de sete hospitais do Sul do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidos à análise temática de conteúdo com auxílio do software NVivo.

Resultados:

vivências de prazer estavam vinculadas à gratificação, identificação com o conteúdo do trabalho, resultados positivos na assistência, reconhecimento, integração com a equipe e superações pessoais. O sofrimento se relevou no cotidiano de mortes e perdas, sentimento de impotência, conflitos na equipe, cobranças institucionais, desvalorização profissional. Os trabalhadores relataram desencantos, mas também fortalecimento dos sentidos do seu trabalho, ressaltando impactos da linha de frente em sua saúde mental.

Considerações finais:

na dinâmica entre prazer e sofrimento no trabalho de enfermagem em unidades hospitalares COVID-19, elementos sinalizam para o risco de adoecimento psíquico.

Descritores:
Enfermagem; Saúde do Trabalhador; COVID-19; Profissionais de Enfermagem; Unidades Hospitalares

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br