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Educação permanente para boas práticas na prevenção de lesão por pressão: quase-experimento

RESUMO

Objetivo:

Verificar a efetividade da intervenção educativa por meio da avaliação do conhecimento dos enfermeiros sobre prevenção de lesão por pressão.

Método:

Estudo quase-experimental com um único grupo, realizado com 95 enfermeiros de um hospital de ensino do interior de Minas Gerais, nos meses de agosto e setembro de 2017. Como estratégia de ensino, utilizou-se a metodologia ativa e o ensino híbrido, baseado no referencial do Método do Arco de Charles Maguerez. Os dados foram coletados a partir de um instrumento validado, denominado Teste de Conhecimento de Pieper, e analisados por estatística descritiva e teste t de Student com nível de significância de p <0,001.

Resultados:

A média de acertos obtida pelos enfermeiros foi de 78,8% no pré-teste e 88,8% no pós-teste, sendo a diferença estatisticamente significativa (p < 0,001).

Conclusão:

A intervenção educativa desenvolvida foi efetiva, uma vez que contribuiu para o aprimoramento do conhecimento dos enfermeiros.

Descritores:
Lesão por Pressão; Enfermagem; Segurança do Paciente; Educação Continuada; Prevenção de Doenças

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