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Demandas educativas de familiares de crianças com necessidades especiais de saúde na transição hospital casa

RESUMO

Objetivos:

analisar as demandas educativas dos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde na transição do hospital para casa.

Métodos:

pesquisa qualitativa realizada entre fevereiro e junho de 2018, por meio, de dinâmicas de criatividade e sensibilidade do Almanaque do método criativo sensível; participaram nove cuidadores familiares de crianças, internadas em um hospital público do Rio de Janeiro, cujos dados foram submetidos a análise de discurso francesa.

Resultados:

as demandas educativas foram de origem clínica centrada nos cuidados complexo e contínuo, tecnológico, habitual modificado, medicamentoso, de desenvolvimento, misto e de origem social, relacionada aos insumos e direitos das crianças.

Considerações Finais:

a demanda educativa social emergiu como uma nova tipologia a ser incorporada ao conjunto de cuidados dessas crianças. A transição do hospital para casa deve ser processual, tendo o enfermeiro como coordenador, visando um cuidado participativo, seguro, com qualidade e articulado dentro de uma rede social.

Descritores:
Saúde da Criança; Educação em Saúde; Cuidado Transicional; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Família

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