RESUMO
Objetivos:
compreender as repercussões do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19 em Instituições Superiores de Ensino do Norte de Santa Catarina.
Métodos:
estudo qualitativo, tipo ação-participante, fundamentado nos preceitos teórico-metodológicos de Paulo Freire. Participaram 17 docentes da área da saúde em dois Círculos de Cultura Virtual realizados no primeiro semestre de 2021.
Resultados:
emergiram seis temas geradores para discussão, os quais despertaram nos participantes sentimentos e perspectivas em relação ao processo do ensino remoto no contexto pandêmico, com ênfase à temática conectividade, que gerou o diálogo por meio de relatos de experiências pessoais.
Considerações Finais:
a pandemia trouxe repercussões em setores como a saúde e a educação. Os docentes dialogaram sobre sua vivência em criar, recriar e se adaptar ao ensino remoto e os desafios frente ao processo ensino-aprendizagem, elencando o agravamento da saúde mental e a necessidade de aprender novas tecnologias digitais.
Descritores:
Isolamento Social; Pandemias por COVID-19; Saúde Mental; Docentes; Ensino.