Acessibilidade / Reportar erro

Concordância interexaminadores na aplicação de instrumento de avaliação da saúde bucal em idosos hospitalizados

RESUMO

Objetivos:

analisar a concordância entre a avaliação do enfermeiro e a do cirurgião dentista em relação à verificação da condição da saúde bucal de idosos hospitalizados.

Métodos:

estudo transversal realizado com idosos (n=54) internados em enfermarias do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de avaliação da cavidade oral e foram analisados por técnicas de estatística descritiva, a partir de tabelas e gráficos.

Resultados:

houve correlação e concordância entre as avaliações do enfermeiro e as do cirurgião dentista na aplicação do instrumento Avaliação da Saúde Bucal para Triagem Odontológica em idosos hospitalizados.

Conclusões:

a aplicação do instrumento Avaliação da Saúde Bucal para Triagem Odontológica, em idosos internados pelo enfermeiro, demonstrou excelente reprodutibilidade, o que pode se tornar um recurso para examinar e identificar alterações bucais, bem como auxiliar no planejamento e execução da assistência de enfermagem associada aos cuidados com a cavidade oral.

Descritores:
Saúde Bucal; Idosos; Odontologia Geriátrica; Enfermagem; Hospitalização

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br