Acessibilidade / Reportar erro

Características de gestantes de risco e relação com tipo de parto e complicações

RESUMO

Objetivo:

descrever as características de gestantes de risco e analisar relação com tipo de parto e complicações na gestação e puerpério.

Métodos:

estudo retrospectivo com dados secundários de 1.574 gestantes de risco acompanhadas em intervenção educativa por telemedicina.

Resultados:

gestantes com idade média de 35 anos e escolaridade elevada participaram da intervenção. A preferência pelo parto normal foi de 43,1%, mas apenas 17,3% tiveram parto normal. Durante a gestação, 43,5% buscaram o pronto-socorro. No pós-parto, 2,0% necessitaram de UTI. A busca pelo pronto-socorro esteve associada à idade e contatos com a intervenção. O parto cesáreo esteve associado à idade, sedentarismo e sobrepeso/obesidade. A internação em UTI esteve associada à idade e IMC.

Conclusão:

as gestantes tinham idade e escolaridade elevadas, as mais jovens e que tiveram mais contatos com a intervenção buscaram mais o pronto-socorro. Idade mais elevada, sedentarismo e sobrepeso/obesidade foram fatores associados ao parto cesárea.

Descritores:
Cuidado Pré-Natal; Gravidez de Alto Risco; Enfermagem; Promoção da Saúde; Telemedicina

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br