Acessibilidade / Reportar erro

Saude sexual e reprodutiva do homem com HIV em situação de sorodiferença

RESUMO

Objetivo:

conhecer a perspectiva do homem diante da reprodução na situação de sorodiferença para o HIV.

Método:

investigação qualitativa desenvolvida em hospital universitário no Sul do Brasil. Foi realizada entrevista não estruturada em profundidade com 11 homens que vivem com HIV e desenvolvida análise de conteúdo temática.

Resultados:

expressaram que não queriam ter filhos e que essa gestação é diferente. Demonstraram preocupações relacionadas à transmissão vertical do HIV, aos direitos sexuais e reprodutivos e à responsabilidade no exercício da paternidade.

Considerações finais:

a perspectiva do homem é influenciada pelo seu papel na família, determinado histórico e culturalmente, e pelas preocupações da infecção, determinadas socialmente, o que implica na sua compreensão do direito reprodutivo e sua participação no cuidado. Há necessidade de os serviços considerarem a perspectiva do homem no planejamento e implementação de ações de atenção à saúde, apoiando a sua participação no exercício da paternidade.

Descritores:
Saúde Sexual; Saúde Reprodutiva; Direitos Humanos; Saúde do Homem; HIV

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br