Acessibilidade / Reportar erro

Sensopercepção de graduandos de enfermagem na aprendizagem da comunicação em hospital psiquiátrico

RESUMO

Objetivo:

analisar a sensopercepção de graduandos de enfermagem na aprendizagem da comunicação em hospital psiquiátrico.

Método:

qualitativo, exploratório e descritivo, a partir de desenhos representativos da comunicação percebida pelos sentidos corporais de 23 graduandos, e enunciação gravada das experiências marcantes após o término das atividades práticas. Os dados foram analisados segundo conteúdo temático.

Resultados:

o coração capta percepções, favorecendo as relações interpessoais; o olfato revela cuidados que faltam na hospitalização; a visão monopoliza as impressões da realidade, tornando estático os movimentos; a audição se exercita na amplitude para escutar; o tato demarca limitações de contato e interação; e o paladar, como sentido social, busca vencer os obstáculos para cuidar.

Conclusão:

a aprendizagem da comunicação foi significativa, tornando o hospital psiquiátrico, um espaço para escutar o que está no interior, para encontrar nas emoções e racionalidades as sensações, que podem estar dentro e fora, os nós tensionais que interferem nas percepções.

Descritores:
Comunicação; Saúde Mental; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Sensação

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br