Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado realizado pela família ao recém-nascido prematuro: análise sob a teoria transcultural de Leininger

RESUMO

Objetivo:

Analisar as práticas de cuidado dos familiares de prematuros internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal à luz da teoria transcultural de Leininger.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas com 16 familiares de recém-nascidos internados na unidade neonatal de uma maternidade pública, durante os meses de maio e junho de 2019. Utilizou-se o software denominado Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire® e a técnica Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

Emergiram duas categorias temáticas: Cuidado da família na unidade neonatal; Suporte (in)eficaz para o cuidado compartilhado.

Conclusão:

A participação das famílias no cuidado aos bebês ainda é instável, porém deve ser elemento indissociável do cuidado culturalmente congruente, colaborando, assim, com a recuperação integral do prematuro.

Descritores:
Família; Recém-Nascido Prematuro; Cuidado da Criança; Hospitalização; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br