Acessibilidade / Reportar erro

Práxis educativa de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

RESUMO

Objetivos:

analisar a práxis educativa de enfermeiros na Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

estudo descritivo com abordagem qualitativa, cuja produção dos dados utilizou a técnica grupal World Café, em dois encontros, com 26 enfermeiros de um distrito de saúde do município de ManausAM. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo Categorial-Temática.

Resultados:

foram geradas duas unidades de análise: Configuração Política e Organizacional do Trabalho Educativo na ESF e Configuração Operativa do Trabalho Educativo na ESF, desvelando necessárias (re)configurações na cogestão, na centralidade do sujeito para o planejamento do trabalho educativo e na (re)pactuação entre a gestão dos serviços e as instituições formadoras para superação das contradições na implementação das Políticas Nacionais de Educação Permanente e de Atenção Básica em Saúde.

Conclusões:

a práxis educativa dos enfermeiros na ESF se configura em interações, se organiza para responder às políticas de saúde, incorporando a criatividade no fazer, mas enfrentando inúmeros obstáculos.

Descritores:
Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem em Saúde da Família; Atenção Primária em Saúde; Trabalho em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br