Acessibilidade / Reportar erro

Ações de cuidado aos familiares de usuários de substâncias psicoativas: intencionalidades/expectativas

RESUMO

Objetivo:

compreender as intencionalidades dos profissionais e as expectativas dos familiares acerca das ações de cuidado desenvolvidas aos familiares de usuários de substâncias psicoativas.

Método:

abordagem da fenomenologia social segundo Alfred Schütz, realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Realizaram-se entrevistas com 13 profissionais e 12 familiares.

Resultados:

revela-se que há reciprocidade de perspectivas entre as intenções dos profissionais e as expectativas dos familiares, descrita pela efetividade no tratamento do usuário (típico da ação de ambos). Os familiares buscam as ações de cuidados com a expectativa de melhorar o tratamento do usuário.

Considerações finais:

as descobertas oportunizam reflexões para os profissionais sobre as ações de atenção à saúde e a organização do serviço voltado à saúde mental do familiar.

Descritores:
Pessoal de Saúde; Usuários de Drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias; Família

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br