Acessibilidade / Reportar erro

Gestão educacional universitária e prática clínica aplicada à enfermagem por docentes em uma universidade pública

RESUMO

Objetivo:

evidenciar as ações de gestão educacional universitária desenvolvidas por docentes enfermeiros e a articulação dessas para o desenvolvimento da prática clínica na formação de enfermeiros.

Métodos:

estudo de caso único, com abordagem qualitativa. As fontes foram compostas por pesquisa documental, entrevista focada com informante-chave e observação direta não participante. Os dados foram organizados com o auxílio do software NVivo 10, e a análise seguiu a técnica de construção da explanação sob a ótica do pensamento complexo.

Resultados:

emergiram três categorias: Caracterização das ações de gestão educacional universitária; Articulação da gestão educacional universitária com a prática clínica e sua repercussão; e Espaços para o desenvolvimento da gestão educacional universitária e da prática clínica.

Considerações finais:

as ações de gestão educacional universitária são inerentes ao trabalho do docente, subsidiando o ensino, pesquisa e extensão, a fim de aprimorar o conhecimento clínico na formação generalista de enfermeiros.

Descritores:
Competência Clínica; Educação em Enfermagem; Universidades; Docentes; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br