Acessibilidade / Reportar erro

Desafios do cuidado de enfermagem na reabilitação psicossocial: um estudo sob a perspectiva construcionista

RESUMO

Objetivo:

Identificar as dificuldades da equipe de enfermagem na prestação do cuidado em reabilitação psicossocial aos usuários do CAPS.

Métodos:

Estudo qualitativo, baseado no referencial do construcionismo. Participaram do estudo 16 membros da equipe de enfermagem do CAPS na cidade do Rio de Janeiro. Os dados coletados nas entrevistas e na observação foram organizados no software Nvivo e analisados com base no conteúdo temático.

Resultados:

As dificuldades identificadas foram: a violência territorial que impõe um silenciamento às ações do CAPS, a baixa escolaridade do usuário como barreira ao protagonismo, a adesão familiar prejudicada, o desconforto técnico-conceitual da enfermagem em atuar na crise e o sucateamento material e humano do CAPS.

Considerações finais:

Os desafios consistem em superar o esgotamento da equipe, contudo não impedem que a enfermagem aposte na possibilidade do cuidado protagonizador. Para tanto, tal cuidado é dimensionado pela relação clínica-política-ética em uma negociação constante com o território.

Descritores:
Enfermagem Psiquiátrica; Cuidados de Enfermagem; Reabilitação; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br