Acessibilidade / Reportar erro

Percepções sobre o Itinerário Terapêutico após acidente vascular cerebral: pesquisa qualitativa

RESUMO

Objetivos:

analisar a compreensão sobre o Itinerário Terapêutico de pessoas acometidas por acidente vascular cerebral no contexto do Sistema Único de Saúde de município de médio porte do estado de São Paulo.

Métodos:

clínico-qualitativo, com uso de entrevistas semiestruturadas em profundidade, realizadas em 2019, com 6 pacientes, número determinado pela saturação teórica.

Resultados:

a análise qualitativa de conteúdo permitiu a construção de quatro categorias que emergiram dos dados: a) Você está tendo um derrame! - A identificação do problema; b) Angústias e expectativas na espera por atendimento; c) O desamparo e a orientação para reabilitação após a alta hospitalar; d) A espiritualidade na reabilitação após Acidente Vascular Cerebral.

Considerações Finais:

as pessoas acometidas expressaram sentimentos e significados, como medo, angústias, tristezas, crenças e incertezas, de forma a jogar luz sobre a complexidade inerente às experiências de Itinerário Terapêutico do acidente vascular cerebral.

Descritores:
Acidente Vascular Cerebral; Reabilitação; Pesquisa Qualitativa; Atitude Frente a Saúde; Socorro de Urgência

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br