Acessibilidade / Reportar erro

O IMPACTO DO ANÚNCIO DA OPEP NO PREÇO DAS AÇÕES DAS COMPANHIAS DE PETRÓLEO

RESUMO

Finalidade:

Este estudo tem por objetivo verificar o impacto negativo do anúncio realizado pela OPEP para manutenção da produção de petróleo - em 5 de março de 2020 - no preço das ações das empresas petrolíferas dos principais países da América Latina e do BRIC.

Metodologia:

Tais objetivos são verificados por meio de evento, cuja amostra final é composta por 29 empresas de petróleo do Brasil, Chile, Colômbia, Rússia, Índia e China.

Constatações:

Não se confirma a H1 - O anúncio da OPEP afeta negativamente o preço das ações das empresas petrolíferas. Porém, a H2 - O anúncio da OPEP afeta diferentemente o preço das ações das empresas petrolíferas da América Latina e de outros países emergentes que compõem o BRIC é confirmada.

Limitações:

São consideras na amostra apenas empresas petrolíferas que atuam nos segmentos de petróleo e gás integrado, bem como exploração e produção de petróleo e gás.

Implicações práticas:

Esses resultados ampliam a compreensão do impacto dos choques do preço da commodity de petróleo nos preços das ações de companhias petrolíferas de países emergentes, durante a pandemia da Covid-19

Originalidade/valor:

Verificação do impacto de um choque positivo na oferta ou da redução do preço do petróleo sobre o retorno das ações das empresas do BRIC e entre demais países da América Latina durante a Covid-19.

Palavras-chaves:
Anúncio da OPEP; Companhias de petróleo; Estudo de eventos; Teste de diferença de médias

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br