Acessibilidade / Reportar erro

Crowdsourced employer branding: uma análise a partir da plataforma glassdoor

RESUMO

Finalidade:

O presente estudo tem como objetivo avaliar os aspectos de clima e cultura organizacional a partir das contribuições voluntárias publicadas na plataforma de Crowdsourced Employer Branding Glassdoor.

Desenho/metodologia:

Metodologicamente trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva longitudinal retrospectiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, cuja coleta se deu por meio de procedimento técnico de levantamento com análise interpretativa das afirmações dos usuários do Glassdoor. A amostra foi composta por 5 empresas do setor tecnológico localizadas na cidade de Florianópolis-SC, que teve caráter prático,

Constatações:

O estudo investiga a cultura organizacional a partir das observações obtidas no Glassdoor, verificar a diferença de médias entre a Cultura e a Nota Geral das empresas observadas, a percepção de clima a partir das manifestações a favor ou contra as práticas da organização e relacionar a cultura e o clima organizacional da amostra estudada.

Originalidade/valor:

Teoricamente, o estudo aponta as possibilidades de avaliar o clima e cultura organizacional por meio de plataformas de Crowdsourced Employer Branding e que o fator “cultura” é determinante para a avaliação positiva ou negativa de uma empresa. Em relação às contribuições práticas, percebe-se que o estudo contribui com a decisão de candidatos frente as empresas para trabalhar. Além disso, traz a importância de as empresas desenvolverem uma boa cultura e manterem um bom clima organizacional. Tendo em vista que essas informações estão acessíveis para as pessoas na internet.

Palavras-chave:
Clima organizacional; Cultura organizacional; Crowdsourcing; Employer branding

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br