Acessibilidade / Reportar erro

A influência dos produtos de moda verdes no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12 para mestrandos e doutorandos

RESUMO

Objetivo:

A Agenda 2030A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undpbr-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf
https://www.undp.org/content/dam/brazil/...
, incentiva a produção e o consumo sustentáveis, por meio do ODS12. Nesse caso, o presente estudo teve como objetivo analisar a forma como mestrandos e doutorandos consomem produtos de moda, qual sua concepção sobre produtos da economia circular e como esse comportamento pode contribuir para o alcance do ODS12.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa com instrumento de coleta de dados baseado em questionários, examinados por meio do teste não paramétrico qui-quadrado para verificar a existência de relação entre as variáveis segundo o sexo.

Descobertas:

Identificou-se que o desconhecimento da sociedade e dos estudantes sobre o assunto e o preço dos produtos verdes é o principal desafio enfrentado pela CE. Além disso, a redução da poluição e do desperdício foi apontada pelos participantes como um dos principais influenciadores do consumo de produtos verdes. Quanto ao conhecimento da Agenda 2030 e dos ODS, 91,18% demonstraram conhecimento. 37,3% dos entrevistados não estão dispostos a pagar mais pela compra de produtos verdes.

Implicações da pesquisa:

Este estudo contribui para a literatura ao estender informações sobre sustentabilidade e consumo e ODS12 em alunos de IES, focando especificamente em mestrandos e doutorandos.

Implicações práticas:

Pesquisas sobre percepções e práticas de consumo de produtos verdes são importantes e podem contribuir para a conscientização de estudantes do ensino superior e contribuir para o alcance do ODS12.

Originalidade:

Este é um estudo inovador que pode servir como modelo de agenda de pesquisa para outras IES e contribuir para a Agenda 2030 ODS12.

Palavras-chave:
Economia circular; Sustentabilidade; Agenda 2030; Conscientização; Consumo

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br