Acessibilidade / Reportar erro

O mundo pertence aos espertos? Comportamento desonesto nas escolas de negócios

RESUMO

Objetivo:

o objetivo principal deste estudo é analisar os significados e percepções de alunos de programas de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) em Administração, bem como de professores de programas de pós-graduação (PPGs) de diferentes instituições, em relação às práticas possíveis de comportamento desonesto e plágio no contexto acadêmico. Destaca as causas, consequências e significados das possíveis práticas de desonestidade e plágio no contexto acadêmico, tendo como referencial teórico as possíveis razões para o plágio e desonestidade neste contexto.

Desenho/metodologia/abordagem:

foram analisadas as percepções de 28 professores e alunos, extraídas de entrevistas semi-estruturadas e questionários, posteriormente analisadas por meio da análise categórica de Flores, na qual os dados qualitativos foram reduzidos, categorizados e codificados, capturando os significados relevantes.

Resultados:

o estudo destaca o fenômeno da desonestidade acadêmica, por meio de relatos de professores e alunos, elencando quatro metacategorias: significado e percepção do fenômeno-não, causas, consequências e formas de combate, que por sua vez geraram outras sete categorias.

Implicações práticas:

são discutidas possíveis causas e implicações do plágio, bem como formas de combater ou mitigar o impacto desses atos nos programas de ensino de Administração de Empresas, fomentando o debate sobre essas práticas deletérias no contexto acadêmico.

Originalidade/valor:

o trabalho destaca indícios de condutas desonestas na academia, que por vezes passam despercebidas por diversos programas de pós-graduação stricto sensu em gestão.

Palavras-chave:
Plágio acadêmico; Comportamento desonesto; Pós-graduação; Educação empresarial

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br