Acessibilidade / Reportar erro

Hábitos auditivos de jovens adolescentes escolares da rede pública e privada do Distrito Federal

RESUMO

Objetivo:

analisar os hábitos auditivos de um grupo de alunos e comparar o grau de exposição ao estímulo sonoro via fones de ouvido entre escolas públicas e privadas.

Métodos:

foram distribuídos questionários contendo perguntas referentes a hábitos auditivos de exposição à música amplificada, aos 1085 alunos de escolas pública e privada. Em seguida, as respostas aos questionamentos foram analisadas e comparadas entre os grupos de alunos. Utilizou-se o teste Qui-quadrado com um nível de significância estatística estabelecido em 5% (p<0,05) para se comparar os hábitos auditivos entre as escolas públicas e privadas.

Resultado:

de modo geral, a maioria dos alunos (92%) respondeu que tem hábitos auditivos de exposição à música amplificada. Tanto o uso de fones de ouvido (92%) quanto as idas a lugares com música alta (63,6%) tiveram alta prevalência nas respostas aos questionários.

Conclusão:

alunos de escolas particulares utilizam mais fones de ouvido frequentemente comparados aos alunos de escolas públicas.

Descritores:
Adolescente; Música; Auxiliares de Audição; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br