Funções do Corpo
|
1. Funções mentais globais: Trata das funções do cérebro, incluindo funções como consciência, energia e impulso.
|
b1140 Orientação em relação ao tempo - Funções mentais que produzem consciência do dia de hoje, ontem, data, mês, ano. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1141 Orientação em relação ao lugar - Funções mentais que produzem consciência da localização da pessoa em relação ao ambiente imediato, a sua cidade ou ao país. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1142 Orientação em relação à pessoa - Funções mentais que produzem consciência da própria identidade e da dos indivíduos no seu ambiente imediato. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b117 Funções intelectuais - compreender e integrar as diferentes funções mentais, incluindo as funções cognitivas e seu desenvolvimento. Desenvolvimento intelectual, retardo intelectual e mental. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
2. Funções mentais específicas - atenção, memória, linguagem e cálculo.
|
b1400 Manutenção da atenção - concentração pelo período de tempo necessário. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1401 Mudança da atenção - mudar a concentração de um estímulo para outro. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1402 Divisão da atenção - concentrar-se em dois ou mais estímulos ao mesmo tempo. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1440 memória de curto prazo - armazenamento temporário e frágil de informações na memória, de cerca de 30 segundos de duração, após os quais as informações são perdidas se não consolidadas na memória de longo prazo. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1441 memória de longo prazo - sistema de memória que permite o armazenamento de informações por longo prazo, proveniente da memória de curto prazo e da memória autobiográfica dos eventos passados e da memória semântica para linguagem e fatos. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1442 recuperação e processamento da memória - recordar informações armazenadas na memória de longo prazo e trazê-las a consciência. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1560 Percepção auditiva - discriminação de sons, tons, intensidades e outros estímulos acústicos. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1561 Percepção visual - discriminação da forma, tamanho, cor e outros estímulos oculares. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1640 Abstração - criar ideias gerais, qualidades ou características fora de, ou diferentes de, realidades concretas, objetos específicos ou situações reais. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1641 Organização e planejamento - coordenar partes em um todo, sistematizar; a função mental envolvida no desenvolvimento de um método de procedimento ou ação. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1644 Autoconhecimento (insight) - consciência e compreensão de si próprio e do seu comportamento. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1646 Resolução de problemas - identificação, análise e integração de informações incongruentes ou conflitantes em uma solução. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
3. Funções mentais da linguagem - receptiva, expressiva, integradora.
|
b1670 Recepção da linguagem - decodificação das mensagens em linguagem oral, escrita ou outra, como linguagem de sinais para obter seu significado. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16700 Recepção da linguagem oral - decodificação das mensagens orais para obter seu significado. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16701 Recepção de linguagem escrita - decodificação de mensagens escritas para obter seu significado. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16702 Recepção da linguagem de sinais - decodificação das mensagens em linguagens que utilizam sinais feitos pelas mãos e outros movimentos para obter seu significado. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16703 Recepção de linguagem gestual - decodificação de mensagens de gestos não formalizados, feitos pelas mãos e outros movimentos, para obter seu significado. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1671 Expressão da linguagem - produzir mensagens significativas expressas na forma oral, escrita, por meio de sinais ou outras formas de linguagem. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16710 Expressão da linguagem oral - produzir mensagens orais significativas. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16711 Expressão da linguagem escrita - produzir mensagens escritas significativas. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16712 Expressão da linguagem de sinais - produzir mensagens significativas em linguagens que utilizam sinais feitos pelas mãos e outros movimentos. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b16713 Expressão de linguagem gestual - produzir mensagens de gestos não formalizados feitos pelas mãos e outros movimentos. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b1672 Funções integradoras da linguagem - organizam o significado semântico e simbólico, a estrutura gramatical e as ideias para a produção de mensagens em forma de linguagem oral, escrita ou de qualquer outra forma. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
4. Funções sensoriais
|
b210 Funções da visão - percepção de luz e forma, tamanho, formato e cor de um estímulo visual. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b230 Funções auditivas - perceber sons e discriminar sua localização, intensidade, ruído e qualidade. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2300 Detecção do som - perceber a presença dos sons. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2301 Discriminação do som - perceber a presença do som e diferenciar som de fundo e da síntese biauricular, na separação e na combinação. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2302 Localização da fonte sonora - determinação da localização da fonte sonora. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2303 Lateralização do som - detectar se o som está vindo do lado direito ou do esquerdo. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2304 Discriminação da fala - detectar a linguagem oral e sua diferenciação de outros sons. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b240 Sensações associadas à audição e à função vestibular - sensações de tontura, queda, vibração e vertigem. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2400 Zumbido nos ouvidos - sensação de um tom baixo, golpeando, sibilando ou zumbindo no ouvido. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2404 Irritação no ouvido - Coceira ou outras sensações similares no ouvido. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b2405 Pressão no ouvido - sensação de pressão no ouvido. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
5. Funções da voz e da fala
|
b3100 Produção da voz - produção de sons feita por meio da coordenação da laringe e dos músculos adjacentes com o sistema respiratório. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b3101 Qualidade da voz - produção das características da voz incluindo tom, ressonância e outros aspectos. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b320 Funções da articulação - produção de sons da fala. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b330 Funções da fluência e ritmo da fala - produção do fluxo e ritmo da fala. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b3300 Fluência da fala - produção de fluxo da fala uniforme e ininterrupto. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b3301 Ritmo da fala - padrões de modulação, ritmo e entonação da fala. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b3302 Velocidade da fala - velocidade da produção da fala. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b3303 Melodia da fala - modulação dos padrões de tom da fala. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b340 Funções alternativas de vocalização - produção de outras formas de vocalização. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
b3401 Produção de uma variedade de sons - produção de uma ampla gama de vocalizações, incluindo funções de gritar, arrulhar e balbuciar. [ ] 0 - Deficiência ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
Estruturas do corpo
|
|
0 - Deficiência ausente |
1 - Deficiência leve |
2 - Deficiência moderada |
3 - Deficiência grave |
4 - Deficiência completa |
8 - não especificado |
9 - não se aplica |
s240 Estrutura do ouvido externo |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
s250 Estrutura do ouvido médio |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
s2500 Membrana timpânica |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
s2501 Tuba auditiva |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
s2502 Ossículos da audição |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
s260 Estrutura do ouvido interno |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
s2600 Cóclea |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
[ ] |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
Atividades e Participação
|
1. Experiências sensoriais intencionais
|
d110 Observar - experimentar estímulos visuais, como seguir um objeto visualmente, observar pessoas, assistir a um evento esportivo, observar pessoas ou crianças brincando. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d115 Ouvir - Experimentar estímulos auditivos, como ouvir rádio, a voz humana, música, uma aula ou uma história sendo contada. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
2. Aprendizado básico
|
d130 Imitar - Imitação ou mímica como componente básico do aprendizado, como copiar, repetindo uma expressão facial, um gesto, um som ou as letras de um alfabeto. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d131 aprender por meio da interação com objetos - aprender através de ações simples com um ou mais objetos, jogos simbólicos ou “faz de conta”. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d132 adquirir informação - obter fatos sobre pessoas, coisas ou acontecimentos, por exemplo, perguntando “por quê”, “o quê”, “onde” e “como”, ou perguntando “nomes”. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d133 Adquirir linguagem - Desenvolver a competência para representar pessoas, objetos, acontecimentos, sentimentos, através de palavras, símbolos, expressões e frases. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d137 Aquisição de conceitos - Desenvolver competência para compreender e usar conceitos básicos e complexos relacionados com as características dos objetos, pessoas ou acontecimentos. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d140 Aprender a ler - Ler material impresso (incluindo braile e outros símbolos) com fluência e precisão, como reconhecer caracteres e alfabetos, vocalizar palavras escritas com a pronúncia correta e compreender palavras e frases. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d145 Aprender a escrever - produzir símbolos que representam sons, palavras ou frases de forma que tenham um significado (incluindo braile e outros símbolos) como escrever de maneira eficiente e utilizar gramática correta. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d150 Aprender a calcular - manipular números e realizar operações matemáticas simples e complexas. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
3. Aplicação de conhecimentos
|
d160 Concentrar a atenção - centrar-se intencionalmente em um estímulo específico. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d1600 Concentrar a atenção no toque, face e voz humanos. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d163 Pensar - Formular e manipular ideias, conceitos e imagens, dirigidos ou não a um objetivo, sozinho ou com outros, com tipos de atividades de pensamento, jogar com as palavras, criar ficção, debater ideias, ponderar, refletir. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d166 Ler - Realizar atividades envolvidas na compreensão e interpretação da linguagem escrita. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d170 Escrever - Utilizar ou produzir símbolos ou linguagem para transmitir informações, como produzir um registro escrito de eventos ou ideias ou redigir uma carta. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d1701 utilizar as convenções gramaticais e automatizadas nas composições escritas - aplicar as regras de escrita, da pontuação, dos tempos verbais apropriados, etc. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
4. Tarefas e demandas gerais
|
d2100 Realizar uma tarefa simples - com um único componente principal como construir uma torre de cubos, calçar o sapato, ler um livro, escrever uma carta ou arrumar a cama. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d2101 Realizar uma tarefa complexa - com mais de um componente, como arranjar um lugar para brincar, utilizar vários brinquedos em jogos de “faz de conta”, arrumar os móveis na própria sala ou concluir uma tarefa escolar. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d2300 Seguir rotinas - responder à direção ou liderança de outros para se envolver em procedimentos ou deveres básicos da vida diária. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d2301 gerenciar a rotina diária - planejar e gerenciar as exigências dos procedimentos ou deveres do dia-a-dia. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d2305 gerenciar o seu próprio tempo - gerenciar o tempo necessário para completar atividades usuais ou específicas. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d2400 lidar com responsabilidade - realizar e coordenar ações simples ou complexas para gerenciar os deveres de desempenho de tarefas e para avaliar a necessidade desses deveres. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
5. Comunicação
|
d310 recepção de mensagens orais - compreender os significados literal e implícito das mensagens em linguagem oral, como distinguir se uma frase tem o significado literal, responder e compreender mensagens faladas. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d3100 Responder à voz humana que se expressa através de mudanças nos padrões de respiração ou através de movimentos corporais finos ou amplos. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d3101 Compreender mensagens faladas simples responder adequadamente através de ações ou de palavras a mensagens faladas simples (2-3 palavras), tais como pedidos (“dá para mim”) ou ordens (“não”, “vem cá”) [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d3102 Compreender mensagens faladas complexas responder adequadamente através de ações ou de palavras a mensagens faladas complexas (frases completas), tais como questões ou instruções. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d315 recepção de mensagens não verbais compreender os significados literal e implícito das mensagens transmitidas por gestos, símbolos e desenhos. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d3151 recepção de sinais e símbolos gerais compreender o significado dos sinais e símbolos públicos, como placas de trânsito, símbolos de alerta, notações musicais ou científicas e ícones. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d325 recepção de mensagens escritas compreender os significados literal e implícito das mensagens transmitidas por meio da linguagem escrita (incluindo braile). [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d330 Fala produzir palavras, frases e passagens mais longas em mensagens faladas com significado literal e implícito como expressar um fato ou contar uma história em linguagem oral. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d332 Cantar produzir sons numa sequência, resultando uma melodia ou cantando canções sozinho ou em grupo. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d345 Escrever mensagens produzir os significados literal e implícito de mensagens que são transmitidas por meio da linguagem escrita, como escrever uma carta. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d3503 Conversar com uma pessoa - iniciar, manter, dar forma e terminar um intercâmbio de ideias ou diálogo com uma pessoa. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d3504 conversar com muitas pessoas intercâmbio de ideias ou diálogo com mais de um indivíduo. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d355 Discussão análise de um assunto, com argumentos a favor ou contra ou um debate com uma ou várias pessoas. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d360 Utilização de dispositivos e técnicas de comunicação uso de dispositivos, técnicas e outros meios para se comunicar. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d3600 Utilização de dispositivos de telecomunicação telefones ou máquinas (fax, telex, email) [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d710 Interações interpessoais básicas - interagir com as pessoas de maneira contextual e socialmente adequada como mostrar consideração e estima quando apropriado ou reagir aos sentimentos dos outros. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
6. Educação
|
d810 Educação informal - Aprender em casa ou em outro ambiente não institucional, adquirir habilidades em ambiente familiar ou na comunidade. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d815 Educação pré-escolar - aprender em um nível inicial de instrução organizada no lar ou na comunidade, para introduzir a criança em um ambiente escolar e prepará-la para a educação obrigatória, como adquirir habilidades em uma creche. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d8152 Progredir no programa de educação pré-escolar - realizar atividades para cumprir determinado programa ou qualquer outro processo de avaliação relevante para a obtenção da educação pré-escolar. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d820 Educação escolar - obter acesso à escola, educação; participar de todas as responsabilidades e privilégios relacionados à escola e aprender o material do curso e outras exigências curriculares em um programa educacional primário e secundário. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d8202 Progredir no programa educacional - realizar atividades para cumprir as tarefas e projetos indicados, exames ou outros processos de avaliação relevantes para obter educação. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
7. Treinamento profissional
|
d8250 Ser admitido num programa de treinamento profissional ou progredir de nível - realizar atividades que permitam ter acesso à formação profissional e à transição de um nível de formação profissional para o outro. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d8253 Terminar o programa de treinamento profissional - sair deste programa de forma adequada para entrar no próximo nível de educação escolar, trabalho ou outro domínio da vida adulta. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
8. Trabalho e emprego
|
d840 Estágio (preparação para o trabalho) - participar de programas relacionados à preparação para o emprego. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d850 Trabalho remunerado - participar de todos os aspectos do trabalho, em troca de pagamento. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
9. Vida comunitária, social e cívica
|
d9200 Jogar - jogos com regras ou jogos não estruturados ou não organizados e recreação espontânea. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d9201 Praticar esportes - participar de jogos ou eventos competitivos de atletismo, organizados informal ou formalmente, sozinhos ou em grupo. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
d9205 Socialização - participar de encontros informais ou casuais com outros. [ ] 0 - Dificuldade ausente [ ] 1 - leve [ ] 2 - moderada [ ] 3 - grave [ ] 4 - completa [ ] 8 - não especificado [ ] 9 - não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
Fatores Ambientais
|
1. Produtos e tecnologia
|
e1250 Produtos e tecnologias gerais para a comunicação - dispositivos ópticos e auditivos, gravadores e receptores de audio, televisão e equipamentos de vídeo, telefone, sistema de transmissão de som e dispositivos de comunicação não adaptados. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e1251 Produtos e tecnologias de assistência para a comunicação - dispositivos de escrita, sistemas de sinalização hardware e software, implantes cocleares, aparelhos auditivos, treinadores auditivos de FM, próteses de voz, quadro de comunicação, etc. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e1300 Produtos e tecnologia gerais para a educação - livros, manuais, brinquedos educativos, hardware ou software, não adaptados nem especialmente projetados. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e1301 Produtos e tecnologia de assistência para a educação - métodos e tecnologia adaptados e especialmente projetados, utilizados para a aquisição de conhecimento, experiência ou habilidade, como uma tecnologia especializada de computação. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
2. Apoio e relacionamentos
|
e310 Família imediata- indivíduos relacionados por nascimento, casamento ou outros relacionamentos reconhecidos pela cultura como família imediata, cônjuges, pais, irmãos, filhos, pais de criação e adotivos, avós. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e315 Família ampliada- indivíduos aparentados por meio de família ou casamento, parentes, tios, tias, sobrinhos e sobrinhas. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e320 Amigos - indivíduos que são próximos e contínuos em relacionamento caracterizado pela confiança e apoio mútuo. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e325 Conhecidos, companheiros, colegas, vizinhos e membros da comunidade - indivíduos que mantêm uma relação de familiaridade entre si, como conhecidos, companheiros, colegas, vizinho e membros da comunidade, no trabalho, escola, recreação, etc. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e330 Pessoas em posição de autoridade - indivíduos que têm responsabilidade de tomar decisões por outros e que tem influência socialmente definida ou poder com base no seu papel social, econômico, cultural ou religioso; professores, empregadores, etc [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e340 Cuidadores e assistentes pessoais - indivíduos que fornecem os serviços necessários para dar suporte a outros indivíduos nas suas atividades diárias e na manutenção do desempenho no trabalho, educação ou outra situação da vida. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e345 Estranhos - indivíduos que não são familiares ou parentes ou aqueles que ainda não estabeleceram um relacionamento ou associação, como professores substitutos, colaboradores. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e355 Profissionais da saúde - todos os fornecedores de serviços que trabalham no contexto do sistema de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, audiologistas, assistentes sociais da área médica. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e360 Outros profissionais - todos os fornecedores de serviços que trabalham fora do sistema de saúde, mas que fornecem serviços relacionados à saúde como assistentes sociais, professores, arquitetos, projetistas. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
3. Atitudes
|
e410 Atitudes individuais de membros da família imediata - opiniões e crenças dos membros familiares imediatos sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e415 Atitudes individuais de membros da família ampliada - opiniões e crenças de outros membros da família sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e420 Atitudes individuais dos amigos - opiniões e crenças dos amigos sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e425 Atitudes individuais de conhecidos, companheiros, colegas, vizinhos e membros da comunidade - opiniões e crenças de conhecidos, colegas, sobre a pessoa ou sobre outras questões que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e430 Atitudes individuais de pessoas em posição de autoridade - opiniões e crenças das pessoas em posição de autoridade sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e440 Atitudes individuais dos cuidadores e assistentes pessoais - opiniões e crenças dos cuidadores e assistentes pessoais sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e445 Atitudes individuais de estranhos - opiniões e crenças de estranhos sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e450 Atitudes individuais dos profissionais da saúde - opiniões e crenças dos profissionais da saúde sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e455 Atitudes individuais de outros profissionais - opiniões e crenças de outros profissionais sobre a pessoa ou sobre outras questões (sociais, políticas e econômicas) que influenciam o comportamento e ações individuais. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e460 Atitudes sociais - opiniões e crenças mantidas pelas pessoas de uma cultura, sociedade, sobre outros individuais, questões sociais, políticas e econômicas, que influenciam o comportamento e ações do indivíduo ou do grupo. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |
4. Serviços, sistemas e políticas
|
e560 Serviços, sistemas e políticas nos meios de comunicação - serviços, sistemas e políticas para o fornecimento de comunicação em massa por meio de rádio, televisão, jornais e internet. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e5600 Serviços dos meios de comunicação - rádio, televisão, serviços de closed caption, imprensa, jornais, serviços em braile e comunicação em massa via computador. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e5800 Serviços de saúde - serviços e programas destinados ao fornecimento de intervenção aos indivíduos para o seu bem-estar físico, psicológico e social, como serviços de assistência primária, atendimento de urgência, reabilitação, etc. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e5801 Sistemas de saúde - controle administrativo que rege o conjunto de serviços fornecidos ao indivíduo, como regulamentações e normas que determinam o direito aos serviços, fornecimento de dispositivos, tecnologia de assistência ou outros. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
e5802 Políticas de saúde - legislação, regulamentos e normas que regem o conjunto de serviços fornecidos aos indivíduos, como políticas e normas para a determinação da elegibilidade para outros serviços, fornecimento de equipamentos e legislação. [ ] Facilitador: [ ] 0 nenhum [ ] +1 leve [ ] +2 moderado [ ] +3 considerável [ ] +4 completo [ ] +8 não especificado [ ] +9 não se aplica [ ] Barreira: [ ] 0 nenhuma [ ] -1 leve [ ] -2 moderada [ ] -3 considerável [ ] -4 completa [ ] -8 não especificada [ ] -9 não se aplica |
Fontes de informações: [ ] história clínica [ ] anamnese [ ] prontuário [ ] questionário [ ] exame clínico [ ] observação [ ] protocolos de avaliação. Quais? Descrição e observações: |