Acessibilidade / Reportar erro

Os aspectos da linguagem de crianças com altas habilidades/superdotação: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

analisar informações e características sobre a linguagem de crianças com diagnóstico para altas habilidades e superdotação.

Métodos:

revisão integrativa da literatura realizada a partir da busca de dados em bases eletrônicas do Portal de Pesquisas da Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS, MEDLINE, Google Scholar, utilizando combinação das palavras chaves “Fonoaudiologia e altas habilidades”, “superdotação e linguagem infantil”.

Resultados:

foram analisados 45 artigos que preencheram os critérios de inclusão, dentre os quais 29 foram excluídos e 16 selecionados para a revisão. A análise destes artigos permitiu verificar, ainda que superficialmente, os aspectos presentes na linguagem oral e escrita de crianças com altas habilidades e superdotação. O vocabulário e discurso destas crianças geralmente é rico, com excelente habilidade de compreensão. Há um interesse precoce pela leitura, além de notável habilidade de decodificação e compreensão da escrita. Os estudos indicam que, estas capacidades se apresentam de uma maneira atípica, quando comparadas a população tida como normal, cujo discurso tende a ser compatível com crianças 2 anos mais velhas e o desenvolvimento da linguagem ocorrendo de maneira mais acelerada.

Conclusão:

a linguagem das crianças diagnosticadas com altas habilidades e superdotação possui particularidades que devem ser melhor estudadas, pois o seu desenvolvimento se difere das demais crianças.

Descritores:
Fonoaudiologia; Educação Infantil; Criança Superdotada; Linguagem Infantil

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br