RESUMO
Objetivo:
analisar informações e características sobre a linguagem de crianças com diagnóstico para altas habilidades e superdotação.
Métodos:
revisão integrativa da literatura realizada a partir da busca de dados em bases eletrônicas do Portal de Pesquisas da Biblioteca Virtual em Saúde, LILACS, MEDLINE, Google Scholar, utilizando combinação das palavras chaves “Fonoaudiologia e altas habilidades”, “superdotação e linguagem infantil”.
Resultados:
foram analisados 45 artigos que preencheram os critérios de inclusão, dentre os quais 29 foram excluídos e 16 selecionados para a revisão. A análise destes artigos permitiu verificar, ainda que superficialmente, os aspectos presentes na linguagem oral e escrita de crianças com altas habilidades e superdotação. O vocabulário e discurso destas crianças geralmente é rico, com excelente habilidade de compreensão. Há um interesse precoce pela leitura, além de notável habilidade de decodificação e compreensão da escrita. Os estudos indicam que, estas capacidades se apresentam de uma maneira atípica, quando comparadas a população tida como normal, cujo discurso tende a ser compatível com crianças 2 anos mais velhas e o desenvolvimento da linguagem ocorrendo de maneira mais acelerada.
Conclusão:
a linguagem das crianças diagnosticadas com altas habilidades e superdotação possui particularidades que devem ser melhor estudadas, pois o seu desenvolvimento se difere das demais crianças.
Descritores:
Fonoaudiologia; Educação Infantil; Criança Superdotada; Linguagem Infantil