Acessibilidade / Reportar erro

A aplicação da Comunicação Suplementar e Alternativa para a estimulação da intenção comunicativa e da cognição em pacientes com Transtorno do Espectro Autista

RESUMO

Objetivo:

avaliar o avanço da intenção comunicativa e da cognição em crianças com Transtorno do Espectro Autista após a aplicação de metodologia personalizada de comunicação alternativa.

Métodos:

foram realizadas dez sessões estruturadas de comunicação alternativa e os pacientes foram avaliados antes e após a intervenção quanto a intenção comunicativa e cognição (Vineland-3). Como material suplementar deste trabalho, foi elaborado o podcast “Desmistificando a Comunicação Alternativa”. Foi utilizado teste t-Student com o p <0,05 onsiderado significante.

Resultados:

os pacientes apresentaram melhoras quanto à intenção comunicativa, demonstrando maiores escores após a realização da intervenção.

Conclusão:

apesar de os pacientes apresentarem uma idade equivalente inferior à idade real na avaliação do subdomínio da comunicação, estes demonstraram avanços quanto às variáveis de comunicação expressiva, linguagem e escrita.

Descritores:
Transtorno do Espectro Autista; Linguagem Infantil; Cognição; Cognição Social; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br