Acessibilidade / Reportar erro

Validação de uma matriz de indicadores para avaliação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal

RESUMO

Objetivo:

validar uma matriz de indicadores para avaliação do Programa de Triagem Auditiva Neonatal (PTAN).

Métodos:

pesquisa de desenvolvimento metodológico. Participaram do processo de validação 13 fonoaudiólogos com especialização em audiologia e/ou experiência em triagem auditiva neonatal por um período igual ou superior a 3 anos. Foram coletados dados quantitativos e qualitativos para elaboração da matriz de indicadores que, em seguida, foi submetida ao processo de validação. Os resultados da avaliação dos especialistas, nesta etapa, foram analisados quantitativamente por meio do Índice de Validação de Conteúdo por Item (I-IVC) e do Índice de Validação de Conteúdo por Escala (S-IVC).

Resultados:

quanto aos indicadores classificados como bastante ou totalmente adequados, a média do I-IVC foi igual a do S-IVC (0,95), o que evidenciou a excelência na validade de seu conteúdo. Em relação às Pontuações classificadas como bastante ou totalmente adequadas, a média do I-IVC também foi idêntica a do S-IVC (0,83), tendo sido considerada a obtenção do consenso.

Conclusão:

um conjunto de 33 indicadores foram validados no aspecto do conteúdo com a obtenção do consenso, cuja utilização poderá contribuir consistentemente para a avaliação dos serviços de TAN existentes no Brasil.

Descritores:
Estudos de Validação; Triagem Neonatal; Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br