Acessibilidade / Reportar erro

Análise clínica das propostas de classificação do frênulo da língua por índice e porcentagem

Objetivo

verificar a aplicabilidade clínica das propostas de classificação do frênulo da língua por índice e porcentagem.

Métodos

a casuística desta pesquisa foi composta por 287 sujeitos de ambos os sexos com idade variando entre 23 e 28 anos. Os frênulos da língua foram classificados a partir de duas medidas definidas com o auxilio de compasso e de paquímetro digital, e analisadas nas fórmulas e padrões propostos a partir de uma pesquisa realizada com cadáveres que resultou em fórmulas para mensurar o frênulo da língua por índice e porcentagem.

Resultados

observou-se que o padrão estabelecido na classificação do frênulo da língua pela proposta por porcentagem é fidedigno. Na proposta por índice um novo padrão foi encontrado na população pesquisada.

Conclusão

após aplicação clínica, sugere-se que um novo padrão na classificação por índice seja adotado. Na proposta por porcentagem o padrão inicial deve ser mantido, proporcionando a efetividade de ambas as formas de classificação do frênulo da língua na prática fonoaudiológica.

Freio Lingual; Língua; Classificação


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br