Acessibilidade / Reportar erro

Treinamento perceptivo-auditivo para a avaliação da hipernasalidade de fala em indivíduos com fissura labiopalatina: uma revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

descrever as características dos treinamentos perceptivo-auditivos para a avaliação da hipernasalidade em indivíduos com fissura labiopalatina.

Métodos:

revisão integrativa de literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde, SciELO e PubMed que visou responder a seguinte pergunta norteadora “Quais são as características dos treinamentos perceptivos-auditivos para avaliação da hipernasalidade em indivíduos com fissura labiopalatina?”. Foram incluídos artigos em português e inglês, disponíveis na íntegra, sem restrição de data de publicação, que apresentassem programas de treinamento para hipernasalidade, inéditos, adaptados ou replicados. A busca dos descritores, seleção, extração e síntese dos dados foram feitas por três avaliadores independentes.

Revisão da Literatura:

foram incluídos dez artigos com base nos critérios estabelecidos. Cinco artigos investigaram o efeito do treinamento na análise perceptiva de ouvintes, com ou sem experiência. Outros cinco utilizaram treinamentos de fonoaudiólogos, ao validar protocolos de avaliação da fala. Análises consensuais e amostras de referências foram os treinamentos mais empregados. Julgamentos perceptivos de frases, usando escala de intervalos iguais, em modalidade presencial foram os mais descritos.

Conclusão:

treinamentos perceptivo-auditivos para identificação da hipernasalidade variaram, particularmente, em sua duração e ouvintes incluídos. A dificuldade em manter habilidades adquiridas a longo prazo é apontada.

Descritores:
Fissura Palatina; Insuficiência Velofaríngea; Fala; Distúrbios Da Fala; Tutoria

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br