Acessibilidade / Reportar erro

Categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na atuação com pessoas com afasia: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

identificar, por meio de uma revisão de escopo, as categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde descritas em estudos sobre as afasias.

Métodos:

foi realizada uma busca nas bases de dados EMBASE, LILACS, PubMed, Scopus e Web of Science e em quatro buscadores da literatura cinzenta a partir dos DECs, termos Mesh e termos livres relacionados à “International Classification of Functioning, Disability and Health” e à “aphasia”. As recomendações do PRISMA foram utilizadas. Os gerenciadores EndNote e Rayyan foram usados para remoção das duplicatas e para a leitura dos títulos, resumos e textos completos. Foram elegíveis os trabalhos que incluíam “afasia” e algum conceito da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; publicados a partir de 2001. As informações registradas foram: tipo de estudo, nível de evidência, amostra, objetivos e categorias.

Revisão de Literatura:

foram localizados 1366 trabalhos nas bases de dados e 341 na literatura cinzenta. As categorias de primeiro nível mais descritas nos 13 estudos selecionados foram: Estruturas do Sistema Nervoso (Cérebro); Funções Mentais (Linguagem); Comunicação (Conversação); Apoio e Relacionamentos (Família Nuclear). Sexo e idade foram alguns dos Fatores Pessoais mais identificados.

Conclusão:

esta revisão fornece suporte para recomendar o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na atuação com pessoas com afasia.

Descritores:
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Afasia; Revisão; Comunicação; Linguagem

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br