Acessibilidade / Reportar erro

Perfil microbiológico e de resistência bacteriana no pé diabético infectado

RESUMO

Objetivo:

identificar o perfil sociodemográfico, microbiológico e de resistência bacteriana em pacientes com pé diabético infectado.

Métodos:

tratou-se de estudo observacional, transversal que avaliou os perfis sóciodemográfico e microbiológico de pacientes portadores de pé diabético infectado internados em Pronto Socorro de referência. Os dados sociodemográficos foram coletados por meio de entrevista. Foram colhidos, durante os procedimentos cirúrgicos, fragmentos de tecidos das lesões podais infectadas para realização de cultura/antibiograma.

Resultados:

a amostra foi composta por 105 pacientes. O perfil sociodemográfico mais prevalente foi o de pacientes do sexo masculino, acima dos 50 anos, casados e com baixa escolaridade. Das 105 amostras de fragmentos de tecidos colhidos para realização de cultura e antibiograma, 95 foram positivas, com crescimento de um único germe em cada um dos exames. Houve predomínio de germes da família Enterobacteriaceae (51,5%). Germes Gram-negativos foram isolados em 60,0% das culturas e os espécimes mais isolados individualmente foram os cocos Gram-positivos, Staphylococcus aureus (20,0%) e Enterococcus faecalis (17,9%). Considerando-se os perfis de resistência bacteriana, verificou-se alta taxa de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (63,0%) e à ciprofloxacino (55,5%); verificou-se, também, que 43,5% dos germes Gram-negativos eram resistentes à ciprofloxacino.

Conclusões:

o perfil sociodemográfico majoritário, foi o de homens, com mais de 50 anos e com baixa escolaridade. Concluímos que os germes mais prevalentes nas lesões podais dos pacientes diabéticos foram os Gram-negativos, resistentes ao ciprofloxacino e que o germe mais isolado individualmente foi o Staphylococcus aureus resistente à meticilina.

Palavras chave:
Pé Diabético; Microbiota; Antibacterianos; Farmacorresistência Bacteriana

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br